Imaculada De Paula Lobato Faria Já Está Nas livrarias

O livro Imaculada – Retrato de uma Família Portuguesa é a primeira obra de ficção da escritora Paula Lobato Faria e a grande aposta literária deste trimestre da editora Clube do Autor.

Na redação deste romance de época, Paula Lobato Faria inspirou-se em memórias antigas do Portugal profundo dos anos 50 e em histórias de família. Imaculada transporta habilmente o leitor para um retrato crítico da condição humana daquela altura, retratando um país amordaçado, cheio de tabus, vazios e sombras.

Segundo a autora: “Este romance é passado em Portugal, no ano de 1956, época em que coexistiam dois mundos: o da bonomia, onde o tempo corria devagar nos lares do país, numa ingenuidade generalizada (por vezes falsa, por vezes genuína) sob o lema “Deus, Pátria e Família”; e o da ditadura de Salazar, da censura e da PIDE, onde os que tinham por objetivo derrubar o regime podiam ser presos, torturados e mortos. (…) Na estória contada neste livro, os universos paralelos vão-se encontrar, confrontar e interagir, no seio de uma família burguesa e conservadora do interior (do país). 

A narrativa leva-nos para um Portugal que pouco ousa desafiar convenções ou confrontar um destino que parece traçado, em que há sonhos por cumprir, esperança e uma dignidade que é vital.

Esta é uma história inspirada em acontecimentos reais em que a dualidade de ser e de parecer, da lealdade e da traição, do amor e da obrigação nos leva a caminhos imprevisíveis.
Portugal, 1956
Tempo da ditadura de Salazar, da censura e da PIDE. Numa família da alta burguesia, no interior do país, o lema “Deus, Pátria e Família” é sagrado. Mas a vida estremece quando na casa dos Correia bate à porta o amor e o desejo de liberdade.
“Apenas um por cento é baseado em memórias e todo o resto na imaginação, mas muitos leitores vão aqui identificar pessoas que conheceram durante a vida, pois os personagens desta trama são gente comum, de carne e osso”, avança a autora nas primeiras páginas do romance.

Paula Lobato Faria é professora universitária da ENSPUNL. Tem várias publicações internacionais em direito de saúde, bioética e direitos humanos.

Imaculada – Retrato de uma Família Portuguesa tem autoria de de Paula Lobato Faria, é editado pela Clube do Autor, com 312 páginas, e preço de venda ao público de 1euros.

Deixar uma resposta