Il Matriciano Al Mare: Os Sabores Do Mar Na Gastronomia Italiana

Reportagem de Elsa Furtado (Texto) e Tânia Fernandes (Fotos)

Il Matriciano Al Mare

O verão já acabou, embora as temperaturas estejam instáveis e às vezes nos tentem enganar, mas se quer manter o espírito da estção e é fã de peixe e de mar então este espaço foi criado a pensar em si. Os tons azuis do mar e o castanho da areia dão o mote para a decoração do Il Matriciano Al Mare, um restaurante italiano em que o peixe e os mariscos são a estrela gastronómica.

Situado em S. Bento, numa antiga casa de velharias, contíguo ao Il Matriciano, o outro restaurante da família de Alessandro Lagana, este restaurante apresenta uma decoração mais leve, alegre e de certa forma acolhedora, toda ela baseada em motivos marítimos, da responsabilidade da proprietária, que tanto pode acolher uma refeição romântica, de amigos ou de família, uma vez que aqui as crianças são bem vindas.

Il Matriciano Al Mare
Il Matriciano Al Mare

A cozinha está entregue ao Chefe Jonathan de La Cruz, de Livorno, que nos traz para este espaço receitas dos mares Cantábrico, Adriático e Mediterrânico.

A carta é composta por Entradas, Primeiro Prato, Segundo Prato e Sobremesas. Tudo de influência italiana, feita com produtos italianos, tal como os empregados da casa, aqui todos são italianos.

Da carta, que já cheira a outono destacam-se nos antipasti Rolos de Linguado com Grelos e Tomate Seco e Arroz Selvagem Canadiano (Involtini di Sogliola com Friarielli  e Pomodoro Secco e Riso Selvático Canadese); e Rolos de Pregado com Espargos e Queijo Pecorino da Sardenha semi-curado (Involtini di Rombo coi Asparagi Pecorino Sardo semi-stagiionato) são as opções de entradas, duas novas criações do Chefe Jonathan, que se juntam a outras já existentes como os carpaccios de atum (carpaccio de tono) e de robalo e trufas (carpaccio de spigola e tartufo); ou o salteado de mexilhões e ameijôas (sauté de vongole).

Nos primo piatti, reinam as massas como o Esparguete rummo com ameijoa (spaghetti rummo com le vongole); Massa cortada de cecco com marisco (mezze maniche de cecco allo scoglio); o Risotto com creme de lagostim laranja (risotto alla crema di scampi e arance); e ainda a Meia lua do chefe com couve romana, anchovas do mar cantabrico e bottarga DOP (mezze lune dello chef com broccoleti romani alici del mare cantabrico e bottarga DOP).

Com a nova estação chegam as novidades: Massa Fresca alla Chitara feita em casa com Tinta de Choco, Misto de Frutos do Mar e Trufas (Pasta Fresca alla Chitara fatta in casa al Nero de Sepia com Trio di Mare e Trufa); Fettuccine Integral com Camarão e Tomate Cherry (Fettuccine Integrali com Gamberi e Pommodorini); e Arroz de Camarão (Rissotto com Gamberi). E fora carta o Trofie (um tipo de massa enrolada, típica da região da Liguria) com robalo e limão, manjericão e um ingrediente secreto, criação de Alessandro Lagana, um prato marcado pela frescura.

Mas nem só de pastas e risottos se compõe a carta, no secondi piatti, o Il Matriciano apresenta Peixe espada à siciliana (pesce spada alla siciliana); lagostins, gambas e lulas gratinadas (scampi, gamberi e calamari gratinati); peixe assado no forno (pesce al forno); e lulas recheadas (calamari ripieni).

De vez em quando surgem umas surpresas, criação do proprietário a partir de receitas de famílias, ou experiências do Chefe, sempre com peixe fresco, e combinados com os produtos e os sabores de Itália.

Para rematar a refeição, ficam algumas sugestões como o clássico tiramisú; o delicioso creme pasteleiro do Chefe (crema pasticcera dello Chef);  ou um guloso mini gelados artesanais em forma de fruta (fruttini gelato artigianali) acompanhado de fruta; e o doce do dia.

A acompanhar a refeição, pode escolher ou aceitar a sugestão de um dos inúmeros vinhos italianos que compõem a carta, vai ver que vai mesmo valer a pena.

O Il Matriciano Al Mare fica na Rua de S. Bento, nºs 37 e 39 em Lisboa, e conta com 30 lugares sentados, distribuídos por um acolhedor r/c, onde o azul predomina. O preço dos pratos varia na média entre os 10 e os 20 euros, podendo uma refeição custar cerca de 25 euros por pessoa. O restaurante funciona de segunda a sábado, das 12h00 às 15h30 e das 19h00 às 23h30, encerrando aos domingos e feriados.

Deixar uma resposta