Iberia inicia 5º voo semanal para o Panamá

Depois de em Outubro de 2010, a Iberia ter lançado a rota directa de Madrid com quatro ligações por semana, a companhia abriu agora mais um voo para o Panamá.

Com o novo voo, a companhia espanhola passa a voar directamente para o Panamá às segundas-feiras, quartas-feiras, sextas-feiras, sábados e domingos, às quais se juntam outros voos Iberia para destinos próximos e ligações com outras companhias regionais que acabam por proporcionar a possibilidade de voar todos os dias para o Panamá.

Em comunicado a Iberia diz que utiliza o maior avião da sua frota, o Airbus 340/600, em alguns dos cincos voos semanais e que têm capacidade para cerca de mais cem lugares do que o habitualmente utilizado nesta rota, o A340/300.

Em 2012 a oferta da Iberia entre a Europa e o Panamá chegará a um novo recorde de 145 mil lugares, mais 33 por cento face a 2011. Em 2010 a oferta de lugares entre Madrid e o Panamá era de 77 mil.

O aumento de capacidade entre a Europa e o Panamá reflectiu-se nos passageiros que em 2011 aumentaram em 35 por cento, para 90 mil, face a 2010, com uma taxa de ocupação de 80 por cento.

A informação da Iberia diz ainda que dois terços dos passageiros fazem ligações a outros pontos de Espanha, da Europa e do Médio Oriente. Em concreto, 33 por cento dos passageiros voam entre entre o Panamá e Madrid, enquanto 23 por dento faz desde/para outras cidades em Espanha, com destaque para Barcelona, Vigo, Valência, Santiago de Compostela e Bilbao, e os restantes (44%) procede ou vai para qualquer outro dos 54 destinos da rede na Europa, Médio Oriente ou África, destacando-se a Itália, França, Israel e Alemanha.

Em 2011, a Iberia atingiu 69 por cento do tráfico entre Espanha e Panamá e 34% entre a Europa e o Panamá.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta