I Salão dos Humoristas Portugueses assinala centenário

Comemora-se amanhã o centenário do I Salão dos Humoristas Portugueses, realizado no Grémio Literário a 9 de Maio de 1912. O certame foi uma exposição de grande importância na época, tanto na vida cultural lisboeta, bem como para a história da arte portuguesa.

O programa comemorativo do centenário resulta de uma parceria entre a Hemeroteca Municipal de Lisboa, o Museu Bordalo Pinheiro e a Biblioteca Museu República e Resistência – espaço cidade universitária.

Estão disponíveis diversas actividades como Mostras Bibliográficas, com Os Salões dos Humoristas Portugueses em Lisboa (1912, 1913 E 1920): impacto na imprensa da época; e Rafael Bordalo Pinheiro no I Salão dos Humoristas; Conteúdos digitais com o I Salão dos Humoristas na Hemeroteca  Digital, Conferência  subordinada ao tema Salão dos Humoristas-Um sorriso com cem anos e Visitas guiadas aos Humoristas de Lisboa na I República – Almada Negreiros, Stuart de Carvalhaes, Jorge Barradas, entre outros, onde os participantes vão percorrer o Rossio, o Chiado, o café A Brasileira, a Cervejaria Jansen, o Teatro Nacional de S. Carlos, o Salão Bobone e o Grémio Literário e a Visita guiada a Rafael Bordalo Pinheiro no I Salão dos Humoristas.

As actividades realizam-se na Hemeroteca Municipal de Lisboa, no Museu Bordalo Pinheiro e na Biblioteca Museu República e Resistência – Espaço Cidade Universitária. Para conhecer melhor a programação consulte a agenda cultural da Hemeroteca Municipal de Lisboa. 

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta