Vila Galé Clube de Campo: um hotel de campo a pensar nas famílias

Apenas a 25 km a Sul de Beja fica o Vila Galé Clube de Campo, uma unidade hoteleira de 4-estrelas, com 78 quartos e três suites, que a par de todos os confortos de um hotel de topo está perfeitamente integrado na paisagem rural envolvente, com edifícios baixos, pintados de branco, rematados com uma barra colorida, elementos típicos da arquitectura alentejana, num claro convite ao descanso, a dois ou em família.

Esta unidade do grupo Vila Galé fica no meio dos 1620 hectares da Herdade da Figueirinha, e é caracterizada por um programa de actividades feito a pensar nas famílias. Aqui, o dia começa às 9h00, com animação infantil, seguindo-se um passeio pedestre e depois um dos pontos altos para os mais novos: a alimentação dos animais, que a par do volteio de burro faz as delícias de pais e filhos.

O Vila Galé dispõe ainda de um espaço infantil, o Clube Nep, onde decorrem actividades diárias como trabalhos manuais, aguarelas e pinturas, nomeadamente em t-shirts e em barro, atelier de cortes e recortes ou de origamis e caça ao tesouro.

Aqui, os adultos também não são esquecidos, durante o dia são organizadas diversas actividades desportivas, como jogos de futebol, volleyball e badminton, assim como também é possível participar em torneios de minigolfe e de tiro com arco ou em peddy papper’s. A piscina exterior serve ainda de palco para programas de pólo-aquático e de hidrofun.

Para além de todas estas actividades, que ocupam de forma saudável e divertida o dia-a-dia no Clube, os hóspedes podem ainda usufruir dos serviços da empresa de animação turística Emotion Sports, que está presente nas instalações da unidade hoteleira, disponibilizando actividades como: passeios de jipe pela herdade, passeio de moto 4, todo-o-terreno, canoas, bicicletas, actividades equestres (passeio de charrete, passeio equestre guiado, volteio com cavalo, pónei ou burro e lições) e voo de balão sobre a planície.

Para além de todas estas actividades, o resot dispõe ainda de um campo de ténis, sala de jogos, parque infantil, bilhar, karaoke e um centro de bem-estar, onde funciona o centro de fitness, o spa, o jacuzzi, o banho turco/vapor e a piscina interior.

Outra das riquezas deste hotel tão especial é a gastronomia, especialmente a regional, que desempenha aqui um papel muito importante. De influência mediterrânica, a gastronomia do distrito é cartaz de visita para quem aqui se desloca. Açorda, migas com entrecosto, sopa de baldroegas, ensopado à pastora ou favas guisadas são algumas das iguarias servidas no Restaurante Pavilhão de Caça, que serve também pratos internacionais, mas preferencialmente acompanhados pelos vinhos premiados da casa de Santa Vitoria, a adega da herdade.

Enoturismo em espaço rural: o melhor de dois mundos

Fruto desta paixão pelo “campo”, em 2002 o Grupo Vila Galé resolveu também investir no sector do vinho e noutros produtos ligados à terra, tendo então fundado a Casa de Santa Vitória, focada na produção e comercialização de vinhos e azeites alentejanos.

Esta é uma mais-valia que proporciona a todos os visitantes um contacto directo com o que de melhor se produz no Alentejo, combinando, de uma forma única, grandes vinhos, uma cuidada gastronomia regional e inúmeras actividades lúdicas, em plena planície alentejana, numa ambiente marcadamente rural.

Actualmente o Vila Galé, através da Casa Santa Vitória dispõe de 130 hectares de vinha (com as mais nobres castas portuguesas e francesas) e outros tantos de olival, possuindo também uma adega com uma área bruta de construção de cerca de cinco mil metros quadrados, distribuídos por três pisos, onde os visitantes podem acompanhar toda a produção e provar os vinhos da “Casa”, o que faz que esta seja a segunda herdade mais visitada em todo o Alentejo, a seguir à do Esporão.

A Casa de Santa Vitória tem a particularidade de aliar o tradicional às mais avançadas tecnologias de vinificação para produzir vinhos modernos. Por essa razão, os seus visitantes poderão ter o privilégio, em época de vindimas, de participar na apanha da uva, acompanhar a produção de vinho, passando pelo lagar, onde poderão fazer a pisa das uvas a pé. A visita acaba com uma prova de vinhos gratuita orientada pelo enólogo Bernardo Cabral, seguida ou não de um jantar.

Em termos de produtos, a Casa de Santa Vitória produz quatro marcas de vinhos: Monte Vilar (Branco, Tinto, Grande Reserva e Reserva Tinto e Rosé), Versátil (Branco e Tinto), Casa de Santa Vitória (Branco, Reserva Branco, Rosé, Tinto e Reserva Tinto) e o Inevitável (Tinto), que está entre os 200 melhores vinhos de 2009, no Top Internacional.

Para além dos vinhos, a Casa de Santa Vitória produz também azeite (com 0,3% acidez) e vinagre, que podem ser adquiridos hotéis da cadeia Vila Galé.

Texto e Fotos de Cristina Alves

Deixar uma resposta