Hotel Britania Dedica Quarto A Natália Correia

O hotel Britania em Lisboa, membro dos Hoteis Heritage Lisboa, rebatizou recentemente o seu quarto número 13, passando este agora a chamar-se de Natália Correia, em homenagem à poetisa portuguesa.

Natália Correia nasceu num dia 13, número de que era fã, razão pela qual talvez tenha escolhido o quarto número 13 do então chamado Hotel do Império (inaugurado também num dia 13) para escrever a peça O Encoberto!, (e que veio a ser proibida pelo regime), nos finais dos anos 60, altura em que aqui ficou alojada.

Na altura, o hotel, agora designado de Britania, era propriedade de Alfredo Machado, com quem a autora casou em 1950, e vivia no 5º andar do número 52 da Rua Rodrigues Sampaio, em Lisboa, local palco de tertúlias e animados serões de artistas e intelectuais da época (de 1950 e 1960), que se estendiam ao hotel, também conhecido como um local de resistência ao regime de Salazar.

Por aqui e pela casa da artista passaram grandes vultos como António Sérgio, David Mourão-Ferreira, José-Augusto França, Nikias Skapinakis, Almada Negreiros, Mário Cesariny, Ary dos Santos, Fernando Dacosta, Henry Michaux, Ionesco, Marguerite Yourcenar, Claude Roy, Henry Miller, Graham Greene e muitos outros.

Agora, o quarto número 13, está decorado com estantes com livros, fotografias, cartas, postais, e champagne francês, recriando assim o ambiente que se vivia na casa da Rua Rodrigues Sampaio na época.

Para além do Hotel Britania fazem parte do grupo Heritage Lisboa as unidades: As Janelas Verdes, Heritage Avenida Liberdade Hotel, Hotel Lisboa Plaza e Solar Do Castelo.

Deixar uma resposta