Hotéis & Resorts Para Famílias: Para Onde Ir Nas Férias – O Nosso Top 3

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Agosto chegou e com ele as férias para muitas famílias, mas para aqueles que ainda não foram e ainda estão a planear para onde “escapar”, o C&H deixa-lhe aqui três sugestões de hotéis e resorts que consideramos dos melhores para famílias em Portugal.

Começamos por uma sugestão no Algarve: o Vila Galé Albacora em Tavira, um eco-resort familiar de 4 estrelas perto da Ria Formosa. Uma das unidades hoteleiras do Grupo Vila Galé, está instalada no antigo Arraial Ferreira Neto, onde as gentes do mar, ligadas à arte da pesca do atum viviam de março a setembro, e que foi reabilitado e adaptado a unidade hoteleira.

O complexo, onde o amarelo é a cor predominante, inclui 162 apartamentos, com tipologias standard e 5 suites junior; uma capela; um kids club: Clube Nep – instalado na antiga escola primária, onde os miúdos se podem divertir durante o dia na companhia de monitores; um museu dedicado à pesca do atum e à vida dos pescadores, instalado na antiga padaria; uma sala de jogos; uma escola de mergulho; e ainda restaurante onde o atum e o polvo estão entre as especialidades, para sobremesa aconselhamos a provar a torta de batata doce; bar; esplanada; spa; jardim; 2 piscinas exteriores (uma para crianças) e outra interior e ainda um parque infantil, para além de embarcadouro particular, com ligação direta para as praias da Ilha de Tavira, onde as areias são limpas e finas e a água quente e límpida.

Ideal para famílias devido às suas instalações e condições, os hóspedes têm ainda à disposição várias atividades ligadas ao ecoturismo e ao ar-livre, como a observação de aves, passeios de barco, e mergulho. Passar o dia na paradisíaca Praia da Ilha de Tavira, ir no comboio turístico até à Praia do Barril ou então, ir dar um passeio pelo Centro Histórico de Tavira, visitar o Mercado da Ribeira e o Castelo. Para quem optar por ficar no resort à noite, não falta animação, quer para miúdos quer para graúdos.

O regime de alojamento dispões de duas modalidades: com Pequeno-Almoço ou em Meia Pensão, sendo as refeições no Restaurante Salinas, que está dividido em duas secções, uma de buffet e outra de menu à carta.

De referir ainda que o hotel tem acesso Wi-Fi gratuito em todo o lado.

Os preços variam consoante a época do ano, a ocupação e o tempo de estadia, o melhor mesmo é fazer uma simulação.

Sem dúvida alguma o hotel ideal para uns momentos em família bem passados.

Do Algarve seguimos rumamos até ao Funchal, e vamos até ao Porto Mare, uma das unidades de 4 estrelas do Grupo Porto Bay. Aqui estamos perante um edifício grandioso, moderno, com vários pisos, debruçado sobre o mar, e uma vista fantástica.

Localizado junto à promenade marítima, o hotel Porto Mare ocupa a ala central do resort Vila Porto Mare, dispõe de vários jardins exuberantes (são cerca de 13.400 m2, com mais de 500 espécies botânicas únicas, e ainda um cantinho de orquídeas); cinco piscinas – para adultos e crianças, interiores e exteriores; vários espaços de entretenimento; 198 quartos, com vista sobre o oceano e sobre os jardins tropicais, em que se destacam as suites ideais para famílias, completamente equipadas, com fogão, microondas, frigorífico, mesa para refeições, e sofá cama na sala.

Quatro restaurantes; seis bares; uma gelataria; SPA; campos desportivos; salas para as crianças brincarem sob supervisão dos pais e kids club com monitores no verão, onde é possível realizar jogos tradicionais, pinturas, consola, mini-golf, ténis de mesa e jogos de tabuleiro, de referir que a equipa de animação tem preparado um programa de atividades para crianças com idades entre os 4 e os 12 anos. De destacar o pequeno-almoço buffet, onde não faltam as frutas da região (como a banana), os bolos e as compotas, para comer até não poder mais. Este é sem dúvida alguma um hotel para todas as idades.

Com uma localização privilegiada, o hotel fica em São Martinho, junto ao mar, próximo da zona do Lido, e perto da zona turística e comercial. Apenas a 2,5 km do centro, o hotel dispõe de Shuttle gratuito 7 vezes ao dia, que permite ir passear e descobrir o centro histórico do Funchal, como o Mercado dos Lavradores ou o recente Museu do Brinquedo, ou mesmo passear pela zona velha e descobrir as portas do Funchal, a marina ou subir num teleférico até ao topo da ilha e descer num carro de cestos.

Contíguo ao hotel fica ainda o famoso restaurante il basilico, também do grupo Porto Bay, onde a comida mediterrânica é a especialidade, e as crianças têm direito a menu próprio, individuais e uma atenção redobrada.

Uma noite no Porto Mare pode custar cerca de 171,90 euros, mas é claro tudo depende da época e da ocupação do hotel.

Um hotel sem dúvida para quem quer descansar a perder a vista a olhar para o mar.

E terminamos as nossas sugestões com um resort mais perto de nós, o Marriott Praia D’El Rey Golf & Beach, na região do Oeste. Também junto ao mar, o hotel fica situado entre a Vila Medieval de Óbidos e Peniche, possibilitando assim várias opções de passeio em família.

O hotel dispõe de 177 quartos, incluindo 9 suítes com terraços ou varandas particulares, e oferece ainda a oportunidade de ficar instalado num apartamento ou moradia premium em regime selfcatering, ideais para famílias, desde 146 euros por noite em apartamento T2.

Para quem gosta de praticar exercício físico, o resort dispõe de uma academia de ginástica de última geração, com piscina interior aquecida, piscina externa, banheira de hidromassagem e banho turco. No exterior é possível realizar uma partida de ténis ou golfe, ou se preferir, dar um passeio até à praia e apreciar o mar de personalidade forte do Oeste.

Para quem fica no hotel e não quer sair da zona do resort pode optar por fazer as refeições no restaurante Tempera, onde é servido o pequeno-almoço e o jantar em serviço buffett, ou ainda o Contato no piso de entrada, onde é possível fazer refeições ligeiras, comer um snack, ou beber um mocktail.

Para uma refeição mais completa e à carta então a sugestão é para ir até ao restaurante Maré, na outra ponta do resort (há shuttle do hotel para o restaurante), assistir ao por do sol e apreciar um bom peixe ou marisco, vindo de Peniche, seja em sushi, grelhado, ou numa tradicional cataplana ou arroz de marisco, vai ver que vai valer a pena, e termine com um Crumble de Pera do Oeste.

Todos os restaurantes do resort dispõe de kids menu, fazendo dele um local ideal para famílias.

As crianças aqui são clientes vip, desde o momento em que chegam, desde ofertas a menus, a uma sala com brinquedos, para além da piscina e do parque infantil na praia, são vários os espaços pensados para elas, para além da simpatia e atenção dos funcionários.

Sem dúvida alguma um hotel a considerar, mesmo com tarifas nos 180 euros nesta altura do ano.

Agora só nos resta dizer: Boas Férias, sozinho, a dois ou em família!

Deixar uma resposta