História Do Cerco De Lisboa Para Ver Na Amadora

A História do Cerco de Lisboa, contada a partir de uma adaptação do romance de José Saramago sobe à cena de 21 a 24 de setembro, nos Recreios da Amadora.

No ponto de partida desta história encontra-se um acto de rebeldia criativa: o revisor Raimundo Silva escreve um “não” nas provas de um livro de História onde se afirmava que em 1147 os cruzados tinham ajudado os portugueses na conquista de Lisboa aos mouros. O transtorno causado na editora por este acto “inexplicável” serve de pretexto para que a gestora Maria Sara lance um desafio ao revisor: a escrita de um romance no qual a ficção se imponha à verdade histórica, isto é, no qual D. Afonso Henriques conquiste Lisboa sem a ajuda dos cruzados. E é à escrita desse novo romance que o público irá assistir: Raimundo Silva, que receberá a visita em cena do próprio José Saramago, será confrontado com os problemas da criação literária. Tal qual um encenador, convocará as personagens históricas (D. Afonso Henriques, o Cavaleiro Henrique, Mogueime e Ouroana) para montar um espetáculo – que é a escrita de um romance, diante dos nossos olhos.

A contar a história deste Cervo vão estar Ana Bustorff, Elsa Valentim, João Farraia, Jorge Silva, José Peixoto, Luís Vicente, Pedro Walter, Rui Madeira e Tânia Silva.

A encenação é de Ignacio García, numa co produção da Companhia de Teatro do Algarve, Companhia de Teatro de Almada, Companhia de Teatro de Braga e Teatro dos Aloés.

A peça pode ser vista quinta feira às 21h30, sexta feira às às 21h30, sábado às 21h30 e domingo às 16h00.

Os bilhetes podem ser adquiridos no local.

Autor:Texto de Teresa Leal
Artigo anteriorAlter Bridge No Coliseu De Lisboa A 29 De Outubro
Próximo artigoExposição Cantão E A Rota Marítima Da Seda Para Ver Em Évora

Leave a Reply