Hideo Nakata e Tobe Hooper no próximo MOTELx

Motel_lx_04Palpitações fortes, pupilas dilatadas e respiração sincronizada com o coração vão ser sintomas facilmente identificáveis entre os dias 10 e 15 de setembro, no cinema S.Jorge, em Lisboa. A 7ª edição do MOTELx – Festival de Cinema de Terror de Lisboa tudo promete fazer para que não consiga travar o grito.

Hideo Nakata, o famoso realizador de The Ring  e Tobe Hopper, que nos faz olhar para as serras elétricas de forma diferente,  são convidados especiais desta edição.

Destaque para o elevado número de realizadoras femininas na secção Serviço de Quarto do Festival, com Jennifer Lynch, filha de David Lynch, a apresentar o filme Chained, Xan Cassevetes, também ela nascida em berço artístico (filha de John Cassevetes) com Kiss of the Damned e Marina de Van com Dark Touch. A seleção de grandes filmes contempla ainda duas antologias: The ABCs of Death que envolve 26 cineastas e V/H/S/2, a sequela de V/H/S. Regista-se o regresso de realizadores como Neil Jordan com Byzantium e Rob Zombie com The Lords of Salem. The Conjuring de James Wan, que estreou recentemente nos Estados Unidos faz parte desta seleção, juntamente com Painless de Juan Carlos Medina.

Motel_lx_03Motel_lx_02  Motel_lx_01

Em estreia absoluta vão estar as curtas metragens de Nuno Sá Pessoa, André Gil Mata, Rui Pilão, João Seiça, Patrick Mendes, Carlos Amaral, Alex Barone, Paulo Araújo e Miguel Ângelo que concorrem para o Prémio MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa. Trata-se de uma iniciativa que impulsiona, todos os anos, dezenas de participantes a produzir curtas-metragens de terror, visando a sua estreia no festival. O júri é constituído por Nuno Markl, Safaa Dib e Thierry Philips.

cartaz_motelx2013A Secção Lobo Mau vai fazer sessões fora do MOTELx, no Palácio Foz. Estão agendados os filmes A Promessa de António de Macedo, Mighty Joe Young de Ernest B. Schoedsack, 20 Million Miles to Earth de Nathan Juran, Jason and the Argonauts e One Million Years B.C. de Don Chaffey.

O MOTELx vai andar também fora do grande ecrã, com a promoção de três workshops: “Workshop de caracterização e efeitos especiais para ciname” com João Rapaz e Helena Batista, “Polvos, esqueletos e outras criaturas monstruosas” o workshop sobre character design e animação stop motion com Bruno Caetano e João Faria e uma Masterclass Webseries Daddy Cross que vai explorar a melhor forma de fazer filmes nestes tempos de dificuldades financeiras.

O menos sangrento que vai conseguir fazer neste MOTELx é participar na “Noite dos Jogos de Terror”, um evento dedicado ao mundo dos jogos de tabuleiro, ou a “Tarde de Jogos (pouco) Assustadores” em que as crianças e as famílias são convidadas a participar.

PorTânia Fernandes

Deixar uma resposta