Halloween: concertos, festas e muita animação na zona da grande Lisboa

Festivais de artes e cinema de terror, brincadeiras em cidades do Halloween e concertos de azar ou de sorte são apenas algumas das muitas festas, agendadas para este fim-de-semana, totalmente dedicadas ao Halloween.

Apesar do Dia das Bruxas ser festejado na última noite do mês de outubro, as comemorações começam antes e em Almada acontece, de 29 a 31, o PHANTASTICUS-Festival Internacional de Artes e Cinema, que terá lugar no Cine Incrível, tendo o Halloween como mote. Durante os três dias do evento serão exibidos verdadeiros clássicos do terror, assim como filmes de culto.

A partir das 13h00 são apresentados cerca de cinco filmes por dia. Shining, Hills Have Eyes em conjunto com filmes pouco divulgados em Portugal como é o caso do sueco Frostbitten são alguns dos filmes de culto que podem ser vistos.

A programação está essencialmente dividida em três estilos de filmes de terror: clássicos, gore e terror com comédia. Entre os clássicos, destacam-se os filmes de culto dedicados a lobos, como é o caso do Silver Bullet e, na noite de sábado, a exibição de Nosferatu, acompanhada por músicos (piano, guitarra clássica e percussão) que recriam musicalmente, ao vivo, todo o suspense e tensão da película. Dos filmes gore, o destaque vai para dois filmes do realizador japonês Takashi Miike, Audition e Ichi the Killer. Sexykiller e Zombieland integram o conjunto de películas que misturam terror com comédia.

O ciclo decorre de uma forma descontraída e informal, com o café-cinema a funcionar durante todo o evento. Alternativamente, para bilhetes de sessão, os espectadores podem também desfrutar das películas na plateia, situada no 1º balcão.

O Ciclo de Cinema, para além da sua equipa, conta com a participação de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell – que no dia 31 actuam às 22h00 (assim como o C&H já anunciou), do ator, produtor e argumentista Filipe Melo e de Sandra Almeida, coordenadora e responsável de comunicação do ShortCutz Lisboa, movimento internacional de curtas-metragens.

O evento conta igualmente com a colaboração da Associação Tentáculo com uma exposição de B.D., entre outro material relacionado com a temática. Vão ser também exibidos trabalhos de ilustradores e fotógrafos com material alusivo aos temas Fantástico e Terror.

Os bilhetes para o PHANTASTICUS já se encontram à venda nos locais habituais, e vão desde os três euros por sessão aos 25 euros com direito a passe para os três dias do festival, mais presença na “primeira fila” do concerto dos Moonspell. O ciclo de cinema tem uma passe exclusivo de 13 euros.

Corvos comemoram 13 anos com concerto especial

 No Dia das Bruxas, os Corvos comemoram uma data especial numa celebração simbólica: 13 anos de existência; 13 anos de uma das bandas mais carismáticas da música portuguesa; 13 anos de revisitação do repertório do rock nacional e internacional; 13 anos de música celebrados no CCB com a novidade do terceiro álbum de originais da banda, Medo.

Além do mais recente trabalho, esta festa traz também a retrospetiva dos cinco álbuns já editados e uma homenagem ao rock português. Prometida está também a presença de alguns convidados especiais neste espetáculo dos Corvos.

O espectáculo começa às 21h00 do dia 31 e no palco do Grande Auditório vão estar Pedro Teixeira da Silva e Tiago Flores nos violinos, Luís Santos à viola, Pedro Silva na bateria e Cláudio Nunes no violoncelo.

 

 Por Cristina Alves

Deixar uma resposta