Halloween: Celebre com sugestões de arrepiar!

Na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro celebra-se o Halloween, uma tradição anglo-saxónica que já se vem festejando em Portugal com festas e jantares, devidamente relacionados com a temática. O C&H deixa-lhe algumas sugestões.

No fim-de-semana de 30 de Outubro a 1 de Novembro, propostas diferentes no “coração” de Lisboa para a noite mais diabólica do ano acontecem no Evidência Astória Creative Hotel (Marquês de Pombal), Evidência Tejo Creative Hotel (Baixa) e Evidência Light Santa Catarina Hotel (Bairro Alto).

Os três estrelas Astória e Tejo propõem dois programas, ambos no valor de 185 euros por casal. Enquanto o primeiro, inclui duas noites em quarto duplo em regime de alojamento e pequeno-almoço e um jantar para duas pessoas no Bistrot Les Mauvais Garçons, com a oferta de um cartão “7 Colinas” válido por um dia para Carris e Metro; o segundo programa tem como convidados os diabinhos e por isso, para além das duas noites de alojamento (nas mesmas condições que o programa anterior), oferece a estadia e um saco de guloseimas a todas as fadas, duendes, diabinhos e monstrinhos até aos 12 anos (até dois por quarto partilhado com dois adultos).

Já o Evidência Light Santa Catarina Hotel apresenta um programa igual à primeira proposta dos restantes hotéis, no entanto por ser de duas estrelas o valor desce para 129 euros por casal.

No Algarve, o Suites Alba Resort & Spa também preparou um programa especial para quem queira desfrutar esta data num ambiente familiar e sofisticado. A partir de 110 euros por noite em ocupação dupla, aproveite, de 29 de Outubro a 1 de Novembro, para fugir do mundo e entrar num reino de fantasia deliciando-se com um jantar realmente assustador. O programa “Escapadinha Halloween” inclui duas noites de alojamento em Suite Familiar e tratamento VIP à chegada bem como um jantar especial Halloween. Especialmente para os mais novos, o Clube Albito, aberto com diversas actividades alusivas a esta comemoração, sugere um concurso de abóboras, premiando a mais original com um cesto de guloseimas.

Para quem preferir um programa mais cultural, a pensar nos mais pequenos, pode participar no dia 31 nas Manhãs Criativas em Família-Especial Halloween do Museu da Marioneta, em Lisboa. Intitulado “Monstros deste mundo e do outro”, os participantes (um adulto e uma criança com mais de seis anos) vão criar um teatro portátil de sombras. O workshop realiza-se das 10h30 às 12h30 e tem um custo de inscrição de cinco euros (sujeito a marcação prévia).

Destinos de ‘pesadelo’ a pensar no Halloween

Tendo em conta que o Halloween é um evento tradicional e cultural que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, porque não aproveitar o fim-de-seamana prolongado para uma escapadinha?

A Homelidays, por exemplo, sugere a estadia em Londres ou Nova Iorque, onde a festa é vivida com grande entusiasmo. Na capital de Inglaterra o apartamento Southwark é uma das opções apontadas, com capacidade para quatro pessoas, já na cidade mais populosa dos Estados Unidos a opção pode ser a vivenda Broad Channel, com vista sobre o mar e capacidade para seis a dez pessoas, por um valor de 184 euros por noite.

Sendo a abóbora uma tradição ancestral desta festa, o site internacional de reservas Hotéis.com também sugere para esta data os melhores festivais mundiais de abóboras, como o concurso anual da maior abóbora que acontece em Southampton, também na Grã-Bretanha. Para este destino, o Hotéis.com sugere o Best Western Chilworth Manor (3*), em Chilworth.

Na Irlanda, que também é um dos países onde o Halloween é celebrado com especial relevância, realiza-se o festival de abóbora Virginia. O Park Hotel, de três estrelas é uma das opções para quem quiser visitar esta região e ficar hospedado em Dublin.

Ainda na Europa, a cerca de 90 quilómetros do Adriático italiano, está localizada a cidade italiana de Venzone, onde é organizado um tranquilo e exclusivo festival de abóbora. Na região do Friuli-Venezia Giulia, na província de Udine, uma das opções de alojamento poderá passar pelo Hotel de três estrelas Clocchiatti.

Já no outro lado do Atlântico, realiza-se há 40 anos na Califórnia o Half Moon Bay Art & Pumpkin Festival. Para assistir a este festival, há sempre a possibilidade de se pernoitar no Oceano Hotel & Spa Half Moon Bay, uma unidade de quarto estrelas.

Apesar do Dia das Bruxas ter uma especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, nos últimos cinco a dez anos têm-se tornado cada vez mais populares na Dinamarca elementos alusivos à data e o parque de diversões Tivoli, no coração de Copenhaga, é exemplo disso, pois irá organizar uma festa de Halloween. Quem quiser conhecer esta festa e aproveitar para visitar a região poderá optar por um hotel de quatro estrelas localizado em København, o Grand Hotel.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta