Sugestão de Leitura: “A Guerra das Salamandras” de Karel Capek

guerra_das_salamandras

A Guerra das Salamandras é uma das grandes sátiras anti-utópicas do século XX e que serviu também de inspiração a muitos autores, desde Orwell a Vonnegut.

Título: A Guerra das Salamandras
Autor: Karel Capek
Colecção: Grandes Clássicos do Século XX
Preço: 17.49€
Páginas: 240

O Homem descobre uma espécie de salamandra altamente inteligente e aprende a explorá-la, escravizando-a, mas algo corre mal…
Na sua ânsia para desenvolver ainda mais as capacidades das salamandras (a fim de as poder usar), o Homem vai dar-lhes todas as armas necessárias para que elas estejam em posição de desafiar o lugar do ser humano no topo da cadeia animal. A guerra está iminente… e a destruição do ser humano é uma realidade…

Ao longo da obra assistimos à satirização da ciência, do capitalismo, do fascismo, do jornalismo, do militarismo, e até de Hollywood, mas ainda assim o autor traz-nos uma obra de ficção num tom humano e cómico, que pretende ser mais do que uma obra de fantástico.

Karel Capek (1890-1938) é considerado o maior autor checo da primeira metade do século XX. Foi o maior novelista da ex-Checoslováquia e representante do seu espírito democrático. As suas peças de teatro estrearam na Broadway pouco tempo depois da sua estreia em Praga e os seus livros foram traduzidos em várias línguas. Os seus textos são marcados por uma escrita clara e apelativa, que o torna excepcional. Foi também o responsável por  introduzir e tornar popular a expressão robot,  que apareceu pela primeira vez na sua peça R.U.R. (Rossum’s Universal Robots).

Uma sugestão de leitura re-editada entre nós recentemente, pelas Publicações Europa-América.

Deixar uma resposta