Grego Michael Kountouris vence Grande Prémio do World Press Cartoon 2013

Grand_PrixO cartoon do grego Michael Kountouris sobre a crise financeira da Europa, concretamente da equipa de resgate da União Europeia, publicada no jornal grego Efimerida Ton Syntakton, foi o grande vencedor da nona edição do World Press Cartoon 2013, cuja exposição está patente até 30 de junho no Centro Olga Cadaval, em Sintra.

Este ano, os temas dos trabalhos apresentados são dominados pela crise financeira, a desorientação que esta acarreta assim como a revolta inerente. O trabalho vencedor reflete assim a mesma temática, tendo sido distinguido com o Primeiro Prémio da categoria de Cartoon Editorial. O sérvio Radulovic Spiro ficou em segundo lugar na mesma categoria, também com um trabalho sobre a crise europeia assim como o brasileiro Greg em terceiro lugar, com “O maior inimigo dos EUA”.

evo De salientar ainda e na categoria de Caricatura, o argentino Pablo Lobato que conquistou o primeiro lugar com “Evo Morales”, seguido do brasileiro Jarbas com o trabalho “Mandela” e do espanhol Carbajo com “Messi”, contemplados com o segundo e o terceiro prémio respetivamente.

De destacar também, na categoria Desenho de Humor, o prémio para o iraniano Saeed com “Recessão Económica”. O trabalho do francês Rousso, “Quem é?”, ficou em segundo lugar e o colombiano Zuleta com “Mulher livre!!”, em terceiro lugar.

1º Prémio GagO júri desta edição foi composto por Francisco Puñal, de Espanha, Ricardo Antunes, do Brasil, António Antunes, Riber Hansson da Suécia e Marielena Nardi de Itália que analisaram setecentos e cinquenta e três trabalhos provenientes de sessenta e três países, tendo concorrido trabalhos de três novos países, Tajiquistão, Porto Rico e Paquistão.

É compromisso do World Press Cartoon a promoção deste enquanto género jornalístico, prestigiando o desenho de humor na imprensa, premiando o mérito e o talento e promovendo a liberdade de expressão.

 Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta