Gravuras de Goya em exposição no Centro Cultural de Cascais

goya_cartazO Centro Cultural de Cascais acolhe entre 29 de junho e 8 de setembro, a exposição de três séries de gravuras de Francisco de Goya. “Os Caprichos”, “Os Desastres da Guerra” e “Provérbios” ou “Disparates” constituem esta mostra inédita em Portugal.

A oposição entre o lado cru dos conflitos armados e a glorificação dos vitoriosos é a temática de “Desastres da Guerra”. Já “Os Caprichos” retrata, segundo o próprio artista espanhol, “os erros e os vícios humanos”, expondo de forma satírica a sociedade da sua época. Por fim, “Provérbios” ou “Disparates”, um dos mais enigmáticos trabalhos do pintor, tem sido alvo das mais diversas interpretações.

O espanhol Francisco de Goya (1746-1828) destacou-se pelo seu experimentalismo, opondo-se a uma arte académica que representava a tradição. A sua visão dramática de uma época decadente deu origem a um novo conceito de arte, no qual o artista é testemunho do tempo em que vive, convertendo as vicissitudes sociais em protagonistas das obras.

As séries de gravuras de Goya podem ser visitadas no Centro Cultural de Cascais, de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada é livre.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta