Grândola: Dez bandeiras azuis em 2012

Grândola volta a ser de novo, este ano, o Concelho do Alentejo com mais distinções, num total de nove praias, mais uma que no ano passado, e uma Marina com Bandeira Azul.

A praia de Melides volta a ter Bandeira Azul, Comporta, Aberta Nova, Carvalhal, Pego, Atlântica, Bico das Lulas, Tróia-Galé e Tróia-Mar mantêm a Bandeira Azul, que continua também hasteada na Marina de Tróia.

O galardão é atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que certifica o cumprimento de um conjunto de critérios relacionados com qualidade da água, informação, educação e gestão ambiental, equipamentos, segurança e serviços.

Entre o oceano Atlântico e a planície alentejana, numa extensão de 45 quilómetros, desde o extremo da Península de Tróia até à praia de Melides, a costa do concelho de Grândola, é a maior extensão de praia do país e a terceira maior do mundo, uma mancha contínua de areal. A paisagem litoral é caracterizada por uma costa baixa de extensas praias arenosas, constituídas por vezes pelos sedimentos avermelhados das escarpas arenosas recentes.

A costa do Alentejo apresenta-se hoje no continente europeu como um dos melhores exemplos de um litoral pouco intervencionado, mantendo praticamente em toda a sua extensão características biofísicas naturais. De salientar, que todas as candidaturas à Bandeira Azul apresentadas pela Autarquia de Grândola foram aprovadas.

Texto de Cristina Alves
Artigo anteriorA Cidade do Rock está quase pronta para receber mais uma edição do Rock in Rio Lisboa
Próximo artigoFusão de sons no CCB a partir de amanhã

Leave a Reply