Grândola: Cadeia de charme Áman Resorts aposta no projeto da Herdade da Comporta

comporta_dunes (6)Na costa alentejana vai nascer um novo empreendimento turístico, numa parceria entre o Grupo Espírio Santo e a cadeia de charme Àman Resorts, que se associaram para posicionar a região como “o novo” destino europeu de referência. O projeto “Comporta Dunes”, lançado este mês, é apresentado como um empreendimento de “características únicas” na Península Ibérica e o maior investimento turístico em Portugal na última década.

Um hotel com 38 quartos e duas suites, um conjunto de 36 moradias, um spa e um campo de golfe de 18 buracos concebido por David McLay Kidd, que conta com um “clubhouse” assinado por Eduardo Souto de Moura, são os principais elementos do arranque do projeto da Herdade da Comporta a instalar até 2015 junto à aldeia do Carvalhal e à praia do Pego, no concelho de Grândola.

Considerada uma das melhores cadeias de hotéis de luxo do mundo, a Àman Resorts escolheu a Comporta para acolher a única unidade na Península Ibérica e uma das cinco primeiras que a marca, de origem asiática, vai desenvolver na Europa e na Ásia Menor, mais concretamente Le Melezin (França), Aman Canal Grande (Itália), Amanzoe (Grécia), Aman Sveti Stefan (Montenegro) e Manruya (Turquia).

comporta_dunes (1)

 Com uma aposta clara nas características naturais e valorizando a cultura e população locais, o Comporta Dunes é apresentado pela Herdade da Comporta, empresa participada pela Rioforte, do Grupo Espírito Santo, como “um modelo de turismo diferente, assente num conceito muito particular que alia, de forma harmoniosa, a componente turística à preservação da matriz tradicional da Herdade, com a aposta contínua nas atividades agrícolas, na preservação do património ambiental e no apoio e envolvimento com a comunidade através de uma política de responsabilidade social promovida ao longo dos últimos 50 anos e que é operacionalizada, neste momento, pela Fundação Herdade da Comporta”.

O projeco, localizado na Área de Desenvolvimento Turístico Comporta Dunes, ocupará uma área de terreno de cerca de 10 hectares, e contará com um hotel com 38 quartos (Guest Pavillions) e duas suites (Guest Suites), num total de 40 unidades de alojamento.

comporta_dunes (5)

No núcleo central do Hotel ficará instalado o Spa ÀMAN, com uma área de cerca de  2 mil metros quadrados, englobará ginásio, sauna, banho turco e contará com seis salas de tratamento especializado. Este será o local de excelência para o relaxamento dos hóspedes, que poderão usufruir de diversos tipos de massagens e tratamentos com a chancela de qualidade superior da Àman Resorts. O complexo incluirá ainda um apoio de praia inspirado nas estruturas de lazer já existentes em várias praias da costa alentejana, em geral, e da Herdade da Comporta, em particular.

Como é habitual nos investimentos associados à cadeia Àman Resorts, também a Herdade da Comporta verá nascer um conjunto de moradias exclusivas. O conjunto de 36 moradias ocupará uma área total de 36,5 hectares, com cada moradia a possuir cerca de 850 metros quadrados de área coberta. O investimento inicial inclui as primeiras três moradias, que se prevê que sejam construídas em simultâneo com o Hotel e Spa.

comporta_dunes (4)

A aposta numa baixa densidade de ocupação e de construção pretende proporcionar um ambiente intimista, tranquilo e exclusivo, de vivências e experiências únicas. A nível arquitectónico, o Hotel apresenta um conceito de fusão minimalista da arquitectura da região da costa alentejana, em particular da zona da Comporta, e de elementos decorativos típicos nacionais, aliados às mais recentes tendências da indústria hoteleira de qualidade superior.

comporta_dunes (2)

Além destas estruturas, a oferta da Herdade da Comporta vai ser ainda complementada através de uma parceria com a imobiliária alemã DC Residencial para um complexo de 51 moradias, dirigido sobretudo aos mercados alemão, austríaco e suíço.

O investimento de 92 milhões de euros conta ainda com um financiamento através do QREN, no valor de 16,4 milhões de euros, e deverá estar concluído em 2015, tendo já sido iniciadas as obras das infraestruturas e do campo de golfe.

comporta_dunes (3)A Herdade da Comporta é uma das maiores propriedades agrícolas nacionais, com uma extensão de 12.500 hectares, inserida nos concelhos de Grândola e de Alcácer do Sal. Integrada no Grupo Espírito Santo, está a desenvolver um projecto turístico que ocupará 6 por cento da área total da propriedade, mantendo a aposta no desenvolvimento agrícola e na preservação ambiental.

O projeto Comporta Dunes foi apresentado no dia 12 de abril, numa cerimónia que contou com a participação de Manuel Espírito Santo, da Rioforte, Adrian Zecha, da Àman Resorts, Pedro Reis, da Aicep Portugal Global e ainda dos ministros Paulo Portas e Álvaro Santos Pereira.

 Por Ângela Nobre

Deixar uma resposta