Grândola assinala 37 anos de Abril com homenagem a Zeca e às canções da liberdade

Grândola Vila Morena volta a celebrar o 25 de Abril de 1974, este ano no seu 37º aniversário, com um programa que volta a homenagear Zeca Afonso e a relembrar as canções da liberdade, com um programa que inclui concertos, exposições, música e  fogo-de-artifício.

Os Baile Popular são os cabeças-de-cartaz das comemorações, um projecto de João Gil e João Monge que se encontram em digressão e prometem trazer o tema “Rosa à Janela” na noite de 24 de Abril ao Parque de Feiras, não esquecendo a tradicional Caminhada da Liberdade e a arruada da SMFOG (Banda Filarmónica de Grândola) que antecedem o concerto. Após o tão esperado  fogo-de-artifício, sobem ao palco David Antunes and the Midnight Band, com o convidado especial Jorge Roque, vencedor da última edição da Operação Triunfo.

O hastear da Bandeira, a Sessão Solene Comemorativa dos 37 anos do 25 de Abril, uma Festa Popular com artistas e grupos da terra e a inauguração do Cine Teatro Grandolense e Sede da SMFOG, são as principais iniciativas agendadas para o dia 25 de Abril.

O destaque este ano vai para a exposição Desta Canção que Apeteço uma parceria da Associação José Afonso e da Câmara Municipal de Grândola que reúne pela primeira vez num só espaço, toda a obra discográfica de Zeca Afonso. Esta mostra tem um carácter interativo, onde para além da exposição de todos os discos e de painéis que retratam toda a obra discográfica do autor, livros antigos, manuscritos, instrumentos musicais, recortes de jornais e revistas e diversos objectos como o “Prémio Disco de Ouro”, os visitantes podem ainda, ouvir as músicas e assistir a vídeos de diversos conteúdos, à segunda-feira das 13h00 às 19h00, de terça a sexta-feira das  9h00 às 19h00 e  Sábados das  10h00 às 13h00, com entrada gratuita.

 

Texto de Margarida Vieira Louro
Foto de Francisco Lourenço

Deixar uma resposta