Grândola assinala 37 anos de Abril com homenagem a Zeca e às canções da liberdade

Grândola Vila Morena volta a celebrar o 25 de Abril de 1974, este ano no seu 37º aniversário, com um programa que volta a homenagear Zeca Afonso e a relembrar as canções da liberdade, com um programa que inclui concertos, exposições, música e  fogo-de-artifício.

Os Baile Popular são os cabeças-de-cartaz das comemorações, um projecto de João Gil e João Monge que se encontram em digressão e prometem trazer o tema “Rosa à Janela” na noite de 24 de Abril ao Parque de Feiras, não esquecendo a tradicional Caminhada da Liberdade e a arruada da SMFOG (Banda Filarmónica de Grândola) que antecedem o concerto. Após o tão esperado  fogo-de-artifício, sobem ao palco David Antunes and the Midnight Band, com o convidado especial Jorge Roque, vencedor da última edição da Operação Triunfo.

O hastear da Bandeira, a Sessão Solene Comemorativa dos 37 anos do 25 de Abril, uma Festa Popular com artistas e grupos da terra e a inauguração do Cine Teatro Grandolense e Sede da SMFOG, são as principais iniciativas agendadas para o dia 25 de Abril.

O destaque este ano vai para a exposição Desta Canção que Apeteço uma parceria da Associação José Afonso e da Câmara Municipal de Grândola que reúne pela primeira vez num só espaço, toda a obra discográfica de Zeca Afonso. Esta mostra tem um carácter interativo, onde para além da exposição de todos os discos e de painéis que retratam toda a obra discográfica do autor, livros antigos, manuscritos, instrumentos musicais, recortes de jornais e revistas e diversos objectos como o “Prémio Disco de Ouro”, os visitantes podem ainda, ouvir as músicas e assistir a vídeos de diversos conteúdos, à segunda-feira das 13h00 às 19h00, de terça a sexta-feira das  9h00 às 19h00 e  Sábados das  10h00 às 13h00, com entrada gratuita.

 

Texto de Margarida Vieira Louro
Foto de Francisco Lourenço

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.