Gastronomia tailandesa marcou presença na Escola de Hotelaria de Lisboa

O Canela & Hortelã foi um dos convidados pela Autoridade de Turismo da Tailândia em Portugal para realizar um curso de gastronomia tailandesa, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, ao lado de chefes de cozinha de hotéis, chefes de restaurantes thai em Portugal e também junto de elementos da comunidade tailandesa residente no nosso país.

Este é o quarto ano consecutivo que o Turismo da Tailândia, em colaboração com a Embaixada do Reino da Tailândia, organiza este curso, que este ano decorreu nas novas instalações da Escola de Hotelaria de Lisboa, situadas em Campo de Ourique, e se dividiu por dois dias (3 e 4 de Maio), tendo sido o primeiro exclusivo para alunos e professores da escola.

Os cursos foram ministrados por duas chefes tailandesas, docentes na Rajamankala University Krungthep de Banguecoque na Tailândia, que de deslocaram a Portugal em exclusivo para estas iniciativas, a convite da Embaixada daquele país asiático.

Durante os cursos, os participantes tiveram a oportunidade de confeccionar algumas iguarias gastronómicas tipicamente thai: como Rolos Primavera, Salada de Carne de Vaca Temperada e Frango com Caril Verde, sempre sob a supervisão e segundo os ensinamentos das chefes responsáveis.

Desta forma tivemos a oportunidade de constatar que apesar dos insectos serem utilizados desde há séculos na preparação dos pratos mais típicos, a gastronomia da Tailândia é muito mais do que isso. É uma cozinha que usa manga, coco, frutos do mar e é marcada por um forte sabor apimentado.

A comida tailandesa está  cada vez mais difundida e apreciada e só em Portugal já existem dez restaurantes com especialidades thai: quatro em Lisboa, um no Porto, quatro no Algarve e um na Madeira.

O segredo desta culinária milenar vai além do preparo dos pratos e apesar dos costumes se terem modificado ao longo dos séculos, o rico sabor da culinária Thai continua o mesmo. O equilíbrio de sabores, aromas, texturas e cores é muito valorizado nesta cozinha.

As refeições tailandesas são compostas por muitos pratos, todos levados à mesa ao mesmo tempo: uma sopa, uma salada, um prato picante (caril ou curry) e vários molhos em geral à base de “nam pla” (molho de peixe) onde são mergulhados vegetais ou frutos do mar. Tudo acompanhado de uma boa dose de arroz, considerado o alimento principal em muitos países da Ásia. O tipo mais comum é o arroz jasmim, que é mais perfumado e delicado.

As sobremesas são sempre compostas por frutas tropicais, como manga, abacaxi, coco, tamarindo (em suco) e outras. A nível de bebidas, a água e o chá são as mais comuns, embora o wisky tailandês com soda e uma boa dose de sumo de lima seja apreciado em ocasiões festivas.

A culinária da Tailândia usa muitos produtos de origem vegetal, como: cenoura, ervilha, rebentos, salsa, erva doce, etc; utiliza muitos frutos do mar; e também apresenta diversos tipos de carne (bovina, suina, caprina), que normalmente é cortada em pequenos pedaços.

Uma refeição tailandesa é  seguramente rica em fibras e proteínas, com baixo teor de gordura e extremamente saborosa.

No fim do dia, e depois de um jantar onde pudemos provar as iguarias confeccionadas, ficámos com a sensação que ficou muito mais por aprender e descobrir, e que a Tailândia é mesmo um país “incrível”.

Por Cristina Alves
Fotos gentilmente cedidas pela Autoridade de Turismo da Tailândia em Portugal

Deixar uma resposta