Gastronomia tailandesa marcou presença na Escola de Hotelaria de Lisboa

O Canela & Hortelã foi um dos convidados pela Autoridade de Turismo da Tailândia em Portugal para realizar um curso de gastronomia tailandesa, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, ao lado de chefes de cozinha de hotéis, chefes de restaurantes thai em Portugal e também junto de elementos da comunidade tailandesa residente no nosso país.

Este é o quarto ano consecutivo que o Turismo da Tailândia, em colaboração com a Embaixada do Reino da Tailândia, organiza este curso, que este ano decorreu nas novas instalações da Escola de Hotelaria de Lisboa, situadas em Campo de Ourique, e se dividiu por dois dias (3 e 4 de Maio), tendo sido o primeiro exclusivo para alunos e professores da escola.

Os cursos foram ministrados por duas chefes tailandesas, docentes na Rajamankala University Krungthep de Banguecoque na Tailândia, que de deslocaram a Portugal em exclusivo para estas iniciativas, a convite da Embaixada daquele país asiático.

Durante os cursos, os participantes tiveram a oportunidade de confeccionar algumas iguarias gastronómicas tipicamente thai: como Rolos Primavera, Salada de Carne de Vaca Temperada e Frango com Caril Verde, sempre sob a supervisão e segundo os ensinamentos das chefes responsáveis.

Desta forma tivemos a oportunidade de constatar que apesar dos insectos serem utilizados desde há séculos na preparação dos pratos mais típicos, a gastronomia da Tailândia é muito mais do que isso. É uma cozinha que usa manga, coco, frutos do mar e é marcada por um forte sabor apimentado.

A comida tailandesa está  cada vez mais difundida e apreciada e só em Portugal já existem dez restaurantes com especialidades thai: quatro em Lisboa, um no Porto, quatro no Algarve e um na Madeira.

O segredo desta culinária milenar vai além do preparo dos pratos e apesar dos costumes se terem modificado ao longo dos séculos, o rico sabor da culinária Thai continua o mesmo. O equilíbrio de sabores, aromas, texturas e cores é muito valorizado nesta cozinha.

As refeições tailandesas são compostas por muitos pratos, todos levados à mesa ao mesmo tempo: uma sopa, uma salada, um prato picante (caril ou curry) e vários molhos em geral à base de “nam pla” (molho de peixe) onde são mergulhados vegetais ou frutos do mar. Tudo acompanhado de uma boa dose de arroz, considerado o alimento principal em muitos países da Ásia. O tipo mais comum é o arroz jasmim, que é mais perfumado e delicado.

As sobremesas são sempre compostas por frutas tropicais, como manga, abacaxi, coco, tamarindo (em suco) e outras. A nível de bebidas, a água e o chá são as mais comuns, embora o wisky tailandês com soda e uma boa dose de sumo de lima seja apreciado em ocasiões festivas.

A culinária da Tailândia usa muitos produtos de origem vegetal, como: cenoura, ervilha, rebentos, salsa, erva doce, etc; utiliza muitos frutos do mar; e também apresenta diversos tipos de carne (bovina, suina, caprina), que normalmente é cortada em pequenos pedaços.

Uma refeição tailandesa é  seguramente rica em fibras e proteínas, com baixo teor de gordura e extremamente saborosa.

No fim do dia, e depois de um jantar onde pudemos provar as iguarias confeccionadas, ficámos com a sensação que ficou muito mais por aprender e descobrir, e que a Tailândia é mesmo um país “incrível”.

Por Cristina Alves
Fotos gentilmente cedidas pela Autoridade de Turismo da Tailândia em Portugal

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.