Galerias Romanas da Rua da Prata abrem três dias na próxima semana

lul 27

As Galerias Romanas da Rua da Prata, em Lisboa, vão estar abertas ao público, nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, numa iniciativa integrada nas comemorações das Jornadas Europeias do Património.

As visitas vão decorrer durante três dias, das 10h00 às 18h00, sob a orientação dos técnicos do Museu da Cidade de Lisboa e têm entrada gratuita. O acesso é feito pela Rua da Conceição, junto ao número 77.

Esta é uma oportunidade rara, uma vez que as galerias abrem apenas uma vez por ano, devido às suas condições de acessibilidade.

As galerias foram descobertas na sequência do terramoto de 1755, e desde então tem sido alvo de inúmeros estudos sobre a sua função original. Actualmente quase todos os estudos apontam as galerias como sendo um criptopórtico, da época de Augusto, entre o século I a.C e o século I d.C., uma das épocas mais significativas da cidade de Olissipo.

Actualização:

A directora do Museu da Cidade, Ana Cristina Leite, disse hoje de manhã (dia 17 de Setembro) ao C&H que, “As Termas Romanas da Rua Prata já não vão abrir na data prevista (25, 26 e 27 de Setembro), por motivos técnicos, estando previsto em suas substituição visitas à Cerca Velha e às Ruínas do Teatro Romano, em data a anuciar brevemente. A responsável adiantou ainda que, “Oportunamente será divulgada uma nova data para a abertura ao público deste importante monumento histórico lisboeta“.

foto: Museu da Cidade de Lisboa

2 Comentários

  1. Ando para fazer esta visita há imenso tempo e todos os anos existe sempre um contratempo, este ano não é excepcção e mais uma vez não vou visita.
    Talvez para o ano… quem sabe?

    Cumprimentos
    Sandra C.

Deixar uma resposta