Galeria do Museu Rafael Bordalo Pinheiro revela retratos em barro do autor

 

Rafael Bordalo Pinheiro – Retratos em Barro  é a mostra que vai estar patente ao público até dia 8 de janeiro, no museu dedicado ao artista em Lisboa, e que tem como tema uma vertente menos conhecida de Bordalo Pinheiro, a de escultor em barro.

Para a mostra foram escolhidos retratos em forma de busto, em barro, do acervo da colecção do museu. Algumas peças tinham sido mostradas em conjunto em 1985, e não sucedendo com aquisições posteriores. Assim está exposto a melhor e mais completa colecção da temática.

Rafael Bordalo Pinheiro cultivou a escultura, conciliou este registo com o retrato. Modelou diversos bustos de personalidades, por iniciativa própria ou respondendo a encomenda, em homenagem privada ou pública; mas também imortalizou desta forma perfeitos anónimos, do género popular e/ou pitoresco.

De um mesmo modelo de busto encontram-se vários estudos em barro, cartas manuscritas, fotografias e páginas litografadas das suas publicações – através da análise destes restigos conclui-se que se dedicou à escultura a partir de 1888. Esta sua faceta foi objeto de criticas elogiosas e de mérito dos seus pares. Também os seus retratos em busto são naturalísticos, utiliza o barro como matéria final, optando por vezes pela utilização de processos cerâmicos.

A utilização dos recursos plásticos do barro permitiram-lhe o fabrico em série e industrializado, para a sua posterior comercialização, em resposta ao consumo contemporâneo. Ao colocar na peanha figuras anónimas, conferindo-lhes um inesperado estatuto, onde podemos reconhecer a sua vontade de fazer humor.

A exposição decorre na Galeria do Museu Bordalo Pinheiro, no Campo Grande, Lisboa. A entrada é gratuita e pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Texto de Clara Inácio
Fotografias gentilmente cedidas pelo Museu Rafael Bordalo Pinheiro
Artigo anteriorGipsy Kings Tour faz dobradinha em Portugal
Próximo artigoJorge Palma apresenta hoje ao vivo “Com Todo o Respeito”

Leave a Reply