Galeria de S. Sebastião inicia temporada de Exposições de artistas de Portalegre

A Galeria de S. Sebastião dedica um ciclo de exposições a artistas de Portalegre com a exposição Trabalhos de Helena Isabel de Almeida. Helena Almeida, artista natural de Portalegre, concebeu esta exposição com base no interesse que lhe despertam os padrões e módulos dos tecidos e papeis, objectos dos quais retirou ideias de repetição de formas, simplificando-as e atribuindo-lhe um carácter pessoal. As suas obras destacam-se pela singularidade, pela cor, transparências, sobreposição de formas, linhas, símbolos e manchas, que são elementos caracterizadoras da representação plástica de Helena Almeida.

Paralelamente a esta exposição realiza-se o Atelier de Expressão Plástica Módulos, Padrões e Outros Figurões para os alunos do Ensino Pré – Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Serão também realizados ateliers para o 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. A artista leva os alunos a visitar a exposição, dando a conhecer os conceitos de estrutura, módulo e padrão, com o objectivo de desenvolver a imaginação e a criatividade de cada criança. Através do diálogo a artista vai orientar a actividade dos alunos, despertando a sua curiosidade natural, suscitando questões, às quais responderá e transmitirá conhecimento.

O Atelier será realizado de 17 de Fevereiro a 31 de Março, das 10h00 às 11h30, todas as terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras. É necessário fazer inscrição prévia.

A Exposição estará patente até 30 de Março, de segunda a domingo, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00. A Galeria de S.Sebastião localiza-se na Rua Guilherme Gomes Fernandes, em Portalegre.

Texto de Clara Inácio

 

Deixar uma resposta