Futurália traz 5200 propostas de emprego de norte a sul do país

A 3ª edição da Futurália – Salão de Oferta Educativa, Formação e Emprego, que decorre até sábado na FIL (Parque das Nações), promete apresentar pelo menos 5175 ofertas de emprego nacionais e algumas no estrangeiro, em 31 países, aos 40 mil visitantes esperados.

As ofertas partem de algumas das mais de 450 entidades participantes na feira organizada pela Associação Industrial Portuguesa, onde se incluem os portais expressoemprego.pt e net-empregos.com, além de marcas como a Calzedonia e várias empresas de recrutamento.

A feira, direccionada para estudantes que têm que fazer escolhas relativas ao seu futuro escolar e profissional, conta por isso com uma representação significativa de instituições educativas, com ofertas que vão do 9.º ano ao ensino pós-graduado. Programas de intercâmbio complementam as sugestões.

Além das propostas de emprego e formação, estão previstos vários workshops de especialistas, que vão ajudar os visitantes a aprenderem a escolher as melhores soluções para os seus futuros.

Finalmente, para os candidatos mais talentosos estarão ainda disponíveis alguns prémios.

A FIL, para promover o evento, comprometeu-se a oferecer um estágio remunerado de um ano, no seu departamento de Direcção de Feiras, ao visitante que apresente o vídeo de candidatura mais original. Uma iniciativa baptizada de “O estágio é teu”.

O concurso Grande Será  o Nosso Futuro, promovido pelo Programa Operacional de Desenvolvimento Humano, vai distribuir dois vouchers de estudo aos depoimentos com mais potencial, no valor de 3500 e 2000 euros.

Na edição deste ano da Futurália e dando corpo ao mote “A Vida é tua! Escolhe o teu Caminho!”, vai decorrer o ciclo de encontros Experiências de Vida, que terão lugar no espaço do auditório da FIL – Pavilhão 2.

Elisabete Jacintovai amanhã  (15h30) ser ser uma das personalidades convidades, para falar da sua experiência de vida, através da qual procurará inspirar os jovens. Fernando Alvim – apresentador da Antena 3 – e Teresa Ricou – mentora e promotora do projecto Chapitô – são outros dois convidados que acompanharão a piloto no ciclo de conferências.

O piloto Miguel Barbosa também está hoje e sexta-feira na Futurália, a convite da Sagres Zero, tendo por objectivo alertar os jovens para os perigos da condução sob o efeito de álcool, através de um simulador que permite dar uma ideia do que é conduzir influenciado.

A ministra da Educação, Isabel Alçada, presidiu hojede manhã à sessão de inauguração da feira. Ainda no decorrer do dia de hoje, Alçada entregou os prémios de um concurso de jornais escolares.

O Ministério da Educação está representado com seis espaços temáticos, que incluem recursos educativos digitais e informação sobre os seus serviços.

A FIL recebe a Futurália entre as 10h00 e as 19h00 nos dias de semana, e no sábado das 11h00 às 20h00.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta