Fundação Mata do Bussaco cria programa de escapadelas

Casas do Bussaco©Paulo MagalhãesEscapadela no Bussaco é o mais recente programa proposto pela Fundação Mata do Bussaco, que permite ao visitante usufruir ao máximo do património único existente nesta Mata. Assim, se reservar duas noites de alojamento nas Casas do Bussaco pode usufruir de uma visita ao Trilho do Adernal ou a possibilidade de participar numa oficina orientada por monitores da Fundação.

A visita ao Trilho Adernal consiste numa atividade orientada por um monitor, em que se visita um habitat único no Mundo que apenas se conhece na área da Mata Climácia desta região.

Quanto às oficinas didáticas existem duas disponíveis incluídas neste pacote, nomeadamente, Sementes com Vida em que os participantes irão recolher sementes num passeio pela Mata e serão ensinados a processá-las, consoante as espécies, para plantação nos Viveiros da Mata. Serão identificadas as diferentes espécies de árvores e arbustos, com respetiva sensibilização para a proteção da natureza e biodiversidade. E Construindo um Herbário, uma atividade que começa com um enquadramento teórico, seguido de um passeio pela Mata para recolha do material vegetal a herborizar. Posteriormente, nos Viveiros da Mata, aprender-se-á a organizar e construir um herbário, para conservação das plantas recolhidas. Os participantes levarão consigo o herbário construído.

O Programa Escapadela no Bussaco tem um custo total de 140 euros (2 noites de alojamento numa das Casas do Bussaco + Atividade) e está sujeito à disponibilidade. Este valor não inclui roupa de cama nem toalhas de banho (disponíveis para aluguer por 2.50 euros/kit). As Casas do Bussaco estão aptas a ser utilizadas (cozinha com fogão, micro-ondas, frigorí­fico, sala de jantar, quartos e wc totalmente equipados). A capacidade de ocupação varia consoante a casa.

Texto de Tânia Fernandes

 

 

Deixar uma resposta