Fundação Mata Buçaco preparaou programa especial para celebrar a Semana Santa

semana santa flyer geralA Mata Nacional do Buçaco organizou um programa especial para celebrar a Semana Santa, com várias iniciativas a decorrer de 22 de março a 1 de abril, como palestras, exposições, oficinas, teatro e dança, a mostras, visitas e passeios.

A abertura desta programação faz-se no dia 22 de março às 15h30 no Convento de Santa Cruz do Buçaco com a conferência O Drama da Paixão de Cristo no Convento de Santa Cruz do Buçaco, proferida por Marta Simões que é investigadora do projeto de inventariação e musealização do espólio da igreja do extinto Convento Carmelita de Santa Cruz do Buçaco, entre outros projetos.

De destacar a exposição de pintura e escultura Artes no Convento que irá estar patente também no Convento de Santa Cruz do Buçaco, de 23 de março até dia 1 de abril, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e que contará com obras de Joana Santana, Pedro Olayo, José Eliseu, Mário Fresco, Carlos Seabra, Pedro e Maria Atelier, José Gonçalves, entre outros ainda não confirmados.

No dia 23 de março os visitantes poderão usufruir de um Passeio em Ambiente Natural, na Mata Nacional do Buçaco, que contempla algumas paragens para a atividade física de relaxamento e recuperação do esforço. No dia seguinte poder-se-á experimentar uma atividade física de grupo, o Movimento humano, com sons naturais.

De realçar também um grande momento desta programação: a Recriação da última Ceia seguida de Via-Sacra, pelo grupo de teatro NOC, dirigido por Marta Pires e que conta na interpretação com Raquel Leão, Joana Saboeiro, Jorge Ganhão, Ana Pedro Coleta, André Raposo, Alexandra Vicente, Inês Carvalho, Joana Vidal, Raimundo Cosme e Maria da Conceição Pires. Este espetáculo irá decorrer no dia 28 de março às 21h00, no Convento de Santa Cruz do Buçaco.

No dia 29 de março vai realizar-se a oficina Uma flor para a minha madrinha, em que os participantes afilhados irão ter a oportunidade de criar uma prenda para oferecer à madrinha. Neste dia haverá também uma atividade noturna intitulada Páscoa mística que inclui um percurso pedestre que leva os participantes a vários locais repletos de misticismo e invocando o espírito da natureza.

No dia 30 de março os visitantes poderão apreciar a atuação do Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa – GEDEPA assim como uma mostra de folares da Páscoa.

A participação na conferência, a entrada na exposição assim como na peça de teatro tem o custo de 2 euros para maiores de 12 anos e o preço de 1 euro para crianças entre os seis e os 12 anos.

Para mais informações sobre horários, preços e inscrições poder-se-á consultar o site da Fundação.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta