Fundação Inês de Castro assinala em 2011 e 2012 o Ano Inesiano

Durante todo o ano de 2011, a Fundação Inês de Castro em parceria com o Mosteiro de Alcobaça leva a cabo um conjunto de iniciativas em várias localidades do país, no âmbito das celebrações do Ano Inesiano, que assinala 650 anos da trasladação de D. Inês de Castro de Coimbra para Alcobaça, por ordem de D. Pedro I.

Esta história de amor, que tem inspirado célebres artistas ao longo de séculos, promete continuar a fazer história com iniciativas como jantares conferência ‘Quintas na Quintas’, e as iniciativas Residências Artísticas, com um papel importante na dinamização Cultural da Cidade de Coimbra, o Festival das Artes que teve este ano o mote “As Paixões”, o Concurso Literário – Inês de Castro, da responsabilidade da Fundação.

Em Março de 2012, os famosos estilistas nacionais Storytailors  apresentarão a colecção Outono/Inverno 2012 inspirada em Inês de Castro, ainda sem data marcada, o desfile deverá realizar-se em Alcobaça durante o Verão.

Alcobaça será a capital desta iniciativa, e acolhe a maioria das iniciativas do programa de comemorações, que passam também por Coimbra, Montemor-o-Velho, Lourinhã, Vila Nova de Gaia, Bragança, Leiria, Batalha e Galiza.

 

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta