Fundação EDP e Solares de Portugal juntam-se às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos

18 de Abril foi a data escolhida pela UNESCO para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala por todo o mundo. Em Portugal são várias as iniciativas promovidas pelas entidades e monumentos dependentes do IGESPAR, e também por várias instituições privadas, como a Fundação EDP e a TURIHAB, (Associação de Turismo de Habitação – Solares de Portugal), que se juntam às celebrações que este ano têm como tema “Património Rural/Paisagens Culturais”.

Na Central Tejo, o visitante pode realizar uma visita especial, para maiores de 16 anos, a zonas normalmente interditas ao público, como os vários andares das caldeiras, a sala dos reóstatos e do tapete, a torre misturadora, o castelo da água, os túneis. As visitas decorrem às 10h30 e às 15h00 e têm a duração de aproximadamente 1h45m.

Para assinalar a data os Solares de Portugal associam-se também às festividades, abrindo a porta a 94 sítios sob o lema “Mais Perto da Natureza”, “para dar a conhecer o valor patrimonial, arquitectónico, cultural, a envolvente ambiental e a natureza que consubstancia o Turismo de Habitação e o Turismo no Espaço Rural em Portugal”.

Para assinalar a data a TURIHAB desenvolveu a iniciativa: “Símbolos de Cultura e Identidade”, com 20% de desconto e oferta de estadia a crianças até aos 12 anos e o programa “Cada estadia uma vivência, cada visita uma experiência”, um programa de visitas às Casas da rede Solares de Portugal com valor histórico e cultural e aos seus grandiosos jardins. Para quem preferir, o alojamento nas Casas no Campo, de cariz mais rural também está disponível.

O ponto alto das celebrações oficiais tem lugar com uma Visita à Companhia das Lezírias, na Charneca do Infantado, onde será apresentada a empresa, os seus espaços e as suas actividades, uma mostra de provas de trabalho, passeio à Barragem de Vale Cobrão, ao Paúl das Lavouras, uma visita à produção de arroz na Companhia das Lezíriase termina com uma visita ao Complexo Equestre de Braço de Prata, com a observação do Cavalo Puro-Sangue Lusitano.

A visita está prevista começar às 10h30, e conta com a presença dos Ministros da Cultura e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

A efeméride celebra-se  desde 1982, ano em que foi instituída pelo ICOMOS e aprovada pela UNESCO, com o objectivo de dar visibilidade aos monumentos e sítios arqueológicos.

Por Elsa Furtado

Deixar uma resposta