Fundação de Serralves vai receber o X Leilão Vista Alegre

A Fundação de Serralves, no Porto vai recebe o X Leilão Vista Alegre, no próximo dia 5 de novembro, numa parceria com a leiloeira Cabral Moncada Leilões. Nesta ocasião poderão ser arrematados 160 lotes com o selo Vista Alegre num evento que se repete, periodicamente, desde 1997. O processo de angariação iniciou-se em Maio, tendo cerca de 3000 peças submetidas pelos seus proprietários ao crivo dos peritos da Vista Alegre Atlantis e da Cabral Moncada Leilões. O catálogo está cocluído e foram definidos 160 lotes para ir à praça, representando um valor total de bases de licitação de 77.570 euros.

A base de licitação varia entre os 40 e os 18.000 euros, representando a variedade e espírito transversal e democrático da marca criada em 1824. As peças estão divididas em dez categorias diferentes. A marca dá especial destaque à categoria de “Cristais e Vidros”. Pela primeira vez, em dez edições, será possível licitar importantes e raras peças religiosas em vidro. A categoria “Paliteiros”, também merece destaque pela excelente colecção de 32 artigos provenientes de uma das maiores colecções privadas deste género.
O X Leilão Vista Alegre inclui ainda um importante conjunto de peças da primeira fase da marca, de 1824 a 1836, e peças inéditas, que não constam sequer do arquivo da Vista Alegre.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta