França é o país convidado da Casa da Música em 2012

A França é o País convidade em 2012 da Casa da Música, no Porto. A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música com a direcção do seu maestro titular, Christoph König, deu a partida oficial ao Ano França na Casa da Música, no passado dia 13, com a interpretação de Ao Sons de Reverso, de Pascal Dusapin, e da Sinfonia Fantástica, de  Hector Berlioz.

O panorama musical em 2012 na Casa da Música vai contar com os compositores e interpretes franceses, entre os quais, Pierre Boulez, Pascal Dusapin, Christoph Rousset,  Kátia e Marielle Labèque, Jean-Efflam Bavouzet, num total de 57 concertos. Esta programação conta com o patrocínio da L’Oréal e o apoio institucional do Institut Français.

A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, com o Coro Casa da Música, sob a direção musical de Paul Hillier, com a soprano Else Torpe e o barítono Tiago Matos fazem uma Viagem com Mozart  e interpretam “Exsultate Jubilate, Kv. 165” e a  Sinfonia nº 36 “Linz”, Kv. 425, ambos de Mozart e de Gabriel Fauré, interpretam “Requiem, op48” (versão de câmara). Os bilhetes custam 17 euros.

Rui Pereira apresentará uma palestra pré-concerto, pelas 20h15 e no dia seguinte é a Orquestra Barroca Casa da Música, sob a direção do maestro Laurence Cummings, interpretarem “Les Goûts Reunis”, de François Couperin, um dos maiores compositores do Barroco, numa fusão entre os estilos musicais de Itália e França. Os bilhetes custam 12 euros.

 Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta