Fotografias premiadas no Palácio de Monserrate

O belíssimo Palácio de Monserrate localizado na serra de Sintra vai servir de cenário para a 5ª edição da exposição International Garden Photographer of the Year. Esta mostra que arranca no dia 15 de Junho, contou com 16 mil participações de fotógrafos profissionais e amadores do mundo inteiro e na lista de vencedores desfilam dois nomes portugueses: Fábio Claudino e Henrique Souto.

O International Garden Photographer of the Year é uma mostra mundial de fotografias em vários formatos e moldes de jardins, plantas, flores e botânica. O certame teve início em 2008 nos Royal Botanic Gardens, em Kew, Inglaterra e desde então tem sido um sucesso. A organização permite que profissionais e amadores entrem no concurso.

Nesta exposição serão apresentadas as imagens vencedoras e menções honrosas das categorias Wildlife Havens, Beautiful Gardens, Fragile Landscapes, The Beauty of Plants e Bountiful Earth. Em Sintra, o destaque irá naturalmente para os dois fotógrafos portugueses agraciados: Menção Honrosa na categoria Beautiful Gardens para Fábio Claudino que apresentou uma imagem do Parque de Monserrate e o 1º lugar para Henrique Souto na categoria de Bountiful Earth com o trabalho Quince.

Durante este certame que se prolonga até o dia 26 de Agosto está agendado um workshop de fotografia de jardins com Philip Smith, diretor do certame e fotógrafo profissional. O curso terá lugar logo a 16 de Junho entre as 09h30 e as 16h30, será ministrado em Inglês e tem um custo de 80 euros.

No entanto, para aqueles que querem apenas visitar a exposição, tome nota: o horário de funcionamento da mesma é de terça a domingo das 09h30 às 19h00 e para entrar deverá adquirir bilhete para o Parque e Palácio de Monserrate (Adulto 7 euros, Jovem/Senior 6 euros, Munícipes gratuito). Lembre-se que aos domingos a entrada é gratuita unicamente até às 13h00.

Texto de Sofia Rato
Foto gentilmente cedida pela organização

Deixar uma resposta