Fórum Eugénio de Almeida abre portas em Julho

forum_evoraPortas Abertas é o nome da exposição que marca o início das atividades do Fórum Eugénio de Almeida, em Évora. Com inauguração marcada para 11 de julho, o novo espaço localizado no antigo Palácio da Inquisição levará até à cidade alentejana obras de 60 artistas de todo o mundo subordinadas à relação entre o contexto histórico do edifício e o mundo atual.

Para além desta mostra, que estará patente até 6 de outubro, será também inaugurada Memória do Lugar, exposição que convida a uma viagem sensorial pela história do Palácio, até 9 março de 2014. Nos dias 12 e 13 de julho terá ainda lugar o Simpósio Internacional Praxis e Contexto da Arte Contemporânea, evento que reunirá em torno da temática da actual prática artística especialistas nacionais e estrangeiros.

O Fórum Eugénio de Almeida, inaugurado no âmbito das comemorações dos 50 anos da fundação que lhe dá nome, compreende 1200m2 de área de exposições temporárias e ainda dois espaços destinados às últimas tendências e projetos experimentais. Ainda no interior do Palácio, encontram-se um auditório, salas multiusos, um centro de reuniões e conferências bem como uma loja, um restaurante, uma cafetaria e um wine bar. Já no exterior são de destacar o Páteo de Honra, o Jardim Norte e o Jardim das Casas Pintadas.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta