Folia : Tu És Isso – Em cena na Regaleira

“Preparem-se para uma noite completamente diferente. Para rir, gritar, saltar, pensar, recear e até dançar” – esta é a proposta do grupo teatral Tapa Furos, para as noites de fim-de-semana, na Quinta da Regaleira , em plena serra de Sintra.

Folia-Tu és Isso – é o nome da peça que o grupo leva a cena, num cenário pouco habitual e no qual o público é obrigado a participar.

Apelidado pelo encenador de “Teatro do Despespertar”, a Folia tem por base textos de Camões, Gil VIcente, Padre António Vieira, Agostinho da Silva e Fernando Pessoa. Fala-nos do Quinto Império, do Desejado e de nós próprios.

Do nosso egoísmo, avareza,inveja, arrogância, entre outros pecados mortais e, da maneira como estamos centrados em nós próprios e na nossa “vidinha” de todos os dias, de tal forma, que não reparamos no que se passa à nossa volta.

Durante quase duas horas e meia, os actores conduzem-nos por um passeio, através da enigmática e bela Quinta da Regaleira (outrora propriedade do milionário Monteiro Milhões), noite dentro, em que a única iluminação são as velas da procissão do Espírito Santo e focos de luz espalhados pelos caminhos de terra.

Depois de alguns sustos e surpresas, a peça termina em ritmo de verdadeira festa, com comida, bebida, música e danças, num momento partilhado por todos os presentes, espectadores e actores, em que a única coisa que conta é “Folia”.

Em cena até 14 de Setembro, de quinta a sábado, às 22h00 e domingo às 20h00, na Regaleira, em Sintra. Fotos da Quinta da Regaleira de Alexandra Rosa
Fotos da peça cedidas pelo Teatro Tapa Furos
(da autoria de Sérgio Santos)

Por Elsa Furtado

Deixar uma resposta