Fluviário de Mora comemora 3ª aniversário com festa e muita animação

O Fluviário de Mora vai iniciar um programa especial de animação para assinalar o terceiro aniversário, esperando alcançar a marca dos 450 mil visitantes.

Destinado a dar a conhecer as espécies aquáticas e terrestres dos habitats de água doce, o Fluviário de Mora foi o primeiro equipamento do género na Europa e o terceiro no mundo. Na comemoração do aniversário, dia 21 deste mês, o fluviário promove várias iniciativas, entre as quais actividades radicais, voos de balão no exterior do espaço e pinturas e fotografias no interior para os mais novos.

A data vai ser também assinalada com uma sessão solene e com o colóquio sobre “Aquários Públicos e Biodiversidade”, a decorrer pelas 18 h00, estando também prevista a inauguração de uma exposição temporária sobre “Biodiversidade nos rios portugueses”, que se associa ao ano europeu em curso.

De 21 a 28 de Março, o espaço vai também proceder a sorteios de estadias, refeições e produtos de Mora, numa parceria com a economia local que promete muitos prémios para os visitantes que durante este período passarem pelo Fluviário.

De acordo com os responsáveis, o Fluviário de Mora é um dos principais pólos turísticos e de desenvolvimento regional, tendo em conta a entrada no concelho de 150 mil visitantes por ano, 12 mil por mês e mais de quatro mil por semana.

Desde a sua abertura, em 2007, o Fluviário de Mora, que alberga mais de 500 peixes de 55 espécies diferentes, algumas delas já extintas ou em risco de extinção, recebeu já diversos prémios. Os seus visitantes podem ainda deparar-se, em pleno interior do Alentejo, com animais exóticos da bacia amazónica e dos lagos africanos, como uma anaconda ou rãs venenosas.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta