Fiore De Claudio Giovannesi Venceu A 10ª Festa Do Cinema Italiano

Fiore de Claudio Giovannesi foi o grande vencedor do Prémio do Júri da 10ª edição da Festa do Cinema Italiano, que terminou no passado dia 13 de abril. O Júri, formado pela cineasta Cláudia Varejão, o montador João Braz e a atriz Rita Blanco, distinguiu também com uma menção honrosa o filme La Ragazza del Mondo de Marco Daniele.

“Ambos os filmes tecem-se a partir de forças muito idênticas que moldam os gestos das suas protagonistas: a procura de uma identidade e a conquista da liberdade. As batalhas interiores das personagens criam um forte laço de intimidade com o nosso olhar e, sem nunca nos desampararem, guiam-nos pelas sucessivas lutas a que são expostas. São, mais do que tudo, filmes sobre o rigor e a dedicação das suas atrizes, remetendo-nos para a longa tradição do trabalho da representação no cinema italiano”, destacou o júri em comunicado.

O Prémio do Público Canais TVCine&Séries foi atribuído a Un Bacio de Ivan Cotroneo, apresentado no festival em ante-estreia nacional.

A 10ª Festa do Cinema Italiano aconteceu, pela primeira vez, simultaneamente em cinco cidades: Lisboa, Porto, Coimbra, Almada e Setúbal. A organização destacou, em comunicado de imprensa, a “excelente adesão de público, com várias sessões esgotadas, ultrapassando os 13 mil espectadores nas cinco cidades”.

A Festa do Cinema Italiano segue, nos próximos meses, para outras cidades: Aveiro (19 a 21 de abril), Loulé e Caldas da Rainha (12 a 14 de maio), Viana do Castelo (16 e 17 de maio) e Tomar (25 a 27 de maio), seguindo depois para Angola, Moçambique e Brasil.

O festival é organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa, da EGEAC e de vários patrocinadores.

Deixar uma resposta