Festroia homenageia em Junho Maria de Medeiros

A caminho da sua 27ª edição, este ano o Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal decorre entre 3 e 12 de Junho. Ao todo serão nove dias de muito cinema, com cerca de 180 filmes (entre curtas e lingas-metragens), oriundos de 40 países, números representativos da diversidade que caracteriza o único festival português incluído no prestigiado calendário anual da FIAPF (Federação Internacional de Associações de Produtores de Filmes). A secção oficial, que este ano é dedicada a países de pequenas cinematografias, contará com a exibição de 12 filmes de 23 nações.

Entretanto, foi já divulgado que Pequenas Mentiras Entre Amigos, um filme de Guillaume Canet que conta Marion Cotillard no elenco, terá honras de abertura no certame.

Em termos de programação, o festival deste ano conta com as secções competitivas habituais – Secção Oficial, Primeiras Obras e O Homem e a Natureza – e com diversas mostras não competitivas, entre as quais a Homenagem à Cinematografia da Turquia (com 20 filmes daquele país) e o ciclo temático «O Amor e a Cozinha», onde serão apresentados 12 filmes exclusivamente europeus, um deles La Cena, de Ettore Scola, nunca exibido em Portugal.

A actriz Isabel Medina e o realizar Artur Ribeiro serão os portugueses a integrar o júri da Secção Oficial.

Além das obras presentes nas secções Panorama Infantil, Panorama Juvenil e Curtos Europeus e no ciclo Cinema Português, há ainda a possibilidade de assistir aos filmes vencedores da 4.ª edição do Curtas Sadinas.

Este ano o Festróia homenageia a actriz portuguesa Maria de Medeiros – que estará presente para receber o Golfinho de ouro, o prémio carreira do festival – e o realizador holandês Jos Stelling, que no ano passado presidiu o júri do festival e que este ano será também homenageado com a exibição de um ciclo retrospectivo que inclui a sua obra mais recente, intitulada A Visita.

No que respeita à animação extra-festival, o Festroia irá manter a aposta no meeting point, situado na Avenida Luísa Todi e animado durante o Festival.

Apesar da cerimónia de abertura decorrer no Auditório da Anunciada, será no Auditório Municipal Charlot que decorrerão a maioria das exibições. Tal como em anos anteriores, o Festróia terá uma extensão a norte do Tejo: com duas novas salas no Cinema City Classic Alvalade, em Lisboa, a exibir em sete sessões diárias (entre os dias 5 e 12 de Junho) obras inseridas no cartaz oficial do Festróia.

Para saber mais informações sobre o festival, visite o site do evento em www.festroia.pt.

 

 

Texto de Cristina Alves

 

Deixar uma resposta