Festival Rota das Artes regressa a Lisboa

O Festival Rota das Artes acontece na grande Lisboa nos meses de setembro e outubro. Trata-se de uma iniciativa pensada para os espaços dos monumentos portugueses. Assim, os espetáculos serão adaptados a este ambiente conferindo-lhes originalidade, qualidade essencial para esta oferta ter força competitiva a nível internacional.

Em parceria com várias instituições nacionais e diplomáticas, o programa traz a este evento vários nomes conhecidos a nível mundial no que diz respeito à música; assim, a programação contempla concertos, óperas e bailados.

De destacar a ópera Il Mondo della Luna de Joseph Haydn e a ópera La Cenerentola de Rossini, que vem homenagear os duzentos anos da primeira edição dos Contos dos Irmãos Grimm; poder-se-á também assistir a um espetáculo com obras de Bach e Vivaldi integrado no mundo visual dos grandes pintores portugueses do século XX, como por exemplo Vieira da Silva, D’Assumpção e Arpad Szènes, entre outros.

É também prioridade desta iniciativa a criação de novos públicos com programas de apoio a crianças e jovens universitários. Assim, há uma nova abordagem aos temas culturais através de uma linguagem simples, apelativa e graficamente trabalhada (com jogos e passatempos para as crianças). Desta forma transforma-se estes eventos culturais em momentos de lazer e de aprendizagem para os mais novos e para a  família.

O Festival Rota das Artes é também um programa de constante atividade cultural com visitas a museus, galerias e coleções criteriosamente selecionadas e exploradas segundo os temas dos espetáculos. Estes roteiros procuram evidenciar o que de mais original existe no património e nas coleções da museologia portuguesa.

Existirá também uma componente comercial, com a promoção de uma linha de antiquários especializados no comércio de azulejos antigos e das fábricas que desenvolvem a azulejaria portuguesa inspirada nos exemplares tradicionais, complementada por um espetáculo com esta temática e que vai propor um circuito museológico coordenado pelos melhores especialistas da área.

A programação do Festival Rota das Artes deste ano vai receber o público de forma especial, oferecendo um ambiente festivo, sendo que em cada espetáculo este evento oferece uma prova de vinhos portugueses e de doçaria da região.

Serão sempre propostos roteiros de museus, monumentos e exposições em conjunto com os espetáculos e que completam assim o programa do Festival.

De particular interesse são também os diversos roteiros museológicos disponibilizados e que abordam temas variados, entre eles Lisboa antes e depois do Terramoto, Prata, Ouro e Pedras Preciosas para épocas de magnificência, Azulejo – A revelação de uma imagem fragmentada e Tapeçaria – Uma magia construída do avesso.

Texto de Joana Resende

Artigo anteriorPaulo Gonzo celebra 35 anos de carreira ao vivo nos Coliseus
Próximo artigoJosé Luís Peixoto na primeira seleção do Prix Femina

Leave a Reply