Festival Rota das Artes regressa a Lisboa

O Festival Rota das Artes acontece na grande Lisboa nos meses de setembro e outubro. Trata-se de uma iniciativa pensada para os espaços dos monumentos portugueses. Assim, os espetáculos serão adaptados a este ambiente conferindo-lhes originalidade, qualidade essencial para esta oferta ter força competitiva a nível internacional.

Em parceria com várias instituições nacionais e diplomáticas, o programa traz a este evento vários nomes conhecidos a nível mundial no que diz respeito à música; assim, a programação contempla concertos, óperas e bailados.

De destacar a ópera Il Mondo della Luna de Joseph Haydn e a ópera La Cenerentola de Rossini, que vem homenagear os duzentos anos da primeira edição dos Contos dos Irmãos Grimm; poder-se-á também assistir a um espetáculo com obras de Bach e Vivaldi integrado no mundo visual dos grandes pintores portugueses do século XX, como por exemplo Vieira da Silva, D’Assumpção e Arpad Szènes, entre outros.

É também prioridade desta iniciativa a criação de novos públicos com programas de apoio a crianças e jovens universitários. Assim, há uma nova abordagem aos temas culturais através de uma linguagem simples, apelativa e graficamente trabalhada (com jogos e passatempos para as crianças). Desta forma transforma-se estes eventos culturais em momentos de lazer e de aprendizagem para os mais novos e para a  família.

O Festival Rota das Artes é também um programa de constante atividade cultural com visitas a museus, galerias e coleções criteriosamente selecionadas e exploradas segundo os temas dos espetáculos. Estes roteiros procuram evidenciar o que de mais original existe no património e nas coleções da museologia portuguesa.

Existirá também uma componente comercial, com a promoção de uma linha de antiquários especializados no comércio de azulejos antigos e das fábricas que desenvolvem a azulejaria portuguesa inspirada nos exemplares tradicionais, complementada por um espetáculo com esta temática e que vai propor um circuito museológico coordenado pelos melhores especialistas da área.

A programação do Festival Rota das Artes deste ano vai receber o público de forma especial, oferecendo um ambiente festivo, sendo que em cada espetáculo este evento oferece uma prova de vinhos portugueses e de doçaria da região.

Serão sempre propostos roteiros de museus, monumentos e exposições em conjunto com os espetáculos e que completam assim o programa do Festival.

De particular interesse são também os diversos roteiros museológicos disponibilizados e que abordam temas variados, entre eles Lisboa antes e depois do Terramoto, Prata, Ouro e Pedras Preciosas para épocas de magnificência, Azulejo – A revelação de uma imagem fragmentada e Tapeçaria – Uma magia construída do avesso.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta