Festival Offside Arranca Hoje Em Lisboa

Arranca hoje em Lisboa o Festival de Cinema Offside, dedicado ao mundo da Bola e do Futebol, que se vai prolongar até dia 27 de maio, com sessões e iniciativas no Museu do Desporto ao Campo Polidesportivo de Santa Catarina, da Academia de Recreio Artístico e no restaurante O Reserva.

O festival conta com o apoio do Filmin e apresenta um leque de 16 filmes, sendo 6 longas e 10 curtas-metragens.

A abertura decorre no Campo Polidesportivo de Santa Catarina, com a estreia mundial do filme português: Até Lá Abaixo, de João Silva Fontes. Já o encerramento vai ter lugar no Museu do Desporto, com o filme George Best: All By Himself, filme biográfico do lendário jogador do futebol inglês.

Pelo meio serão apresentados os filmes Minas de Futebol do Brasil; Até Lá Abaixo – O Outro Lado do Mundial de Futebol em África; El Zurdo: The Revenge of the Underdog, sobre as origens do actual seleccionador argentino Jorge Sampaoli; A Máquina; o documentário Crazy for Football; Cuatro Colores, que mostra o poder do futebol com a história do Club Deportivo Palestino, no Chile.

Do programa fazem ainda parte um cine-jantar no restaurante O Reserva, no dia 27, às 20h30, em que serão recriados alguns pratos associados ao futebol e à street food, intervalados com a apresentação de 7/8 curtas-metragens ao longo de 90 minutos. O jantar vai ser preparado pelos Chefes Alex São Miguel e Diogo Souza, e o menu é composto por: Aperitivos + 3 tacos (frango, camarão, vegetais) + pica-pau de atum e pica-pau de novilho + choripan (salsicha grelhada com molho chimichurri) + sobremesa + café + bebida à descrição (cerveja/água/sidra).

Um debate sobre “Justin: Futebol Fora do Armário”, a propósito dos 20 anos da trágica morte de Justin Fashanu (primeiro profissional de futebol a assumir publicamente a homossexualidade), no qual se discutirá um dos maiores tabus no jogo que todos amamos; três exposições de fotografia e ilustração, de João Fontes, Case Jernigan e Charis Tsevis no Museu do Desporto; e um mini-torneio de futsal, com inscrições abertas ao público, a ter lugar no dia 26 de manhã pelas 10h00 no Polidesportivo de Santa Catarina (Jogos de 5 para 5 de 10 minutos cada).

E ainda, no dia de final da Champions League, no dia 26, haverá a Festa dos Campeões Europeus na Academia de Recreio Artístico a partir da 19h45, prolongando-se pela noite fora com muita animação!

Os bilhetes estão disponíveis online e custam 4 euros por sessão, 5 euros para a festa, 20 euros para o Cine-jantar. A inscrição no torneio custa 75 euros (valor por equipa de, máximo, 7 pessoas. 5 jogadores + 2 suplentes). Os passes custam 20 euros para os filmes, filmes + festa – 24 euros, filmes + jantar – 35 euros e filmes + jantar + festa – 39 euros.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.