Festival Literário de Castelo Branco nas escolas do Concelho entre os dias 24 e 26 de Outubro

A Câmara Municipal de Castelo Branco organizou a primeira edição do Festival Literário de Castelo Branco (FLCB) que irá decorrer entre os dias 24 e 26 de outubro nas escolas do Concelho e debates à noite no Instituto Politécnico de Castelo Branco e no Cine-Teatro Avenida onde poder-se-á ouvir mais de vinte escritores e ilustradores.

Entre os autores presentes destacam-se os nomes de Ana Maria Magalhães, Afonso Cruz, Mário Zambujal, José Jorge Letria, Júlio Magalhães, Luís Miguel Rocha, Isabel Stilwell, Teolinda Gersão e David Machado entre outros; contar-se-á também com alguns autores albicastrenses, João de Sousa Teixeira, Manuel Lopes Marcelo e José Manuel Castanheira.  Nos ilustradores ter-se-á André Letria, Carla Maia de Almeida, Danuta Wojciechowska entre outros. De destacar, juntando-se a estes debates, alguns concertos de guitarra clássica e de viola beiroa.

No que diz respeito às escolas, a iniciativa passará pelos cinco agrupamentos escolares e pelas duas escolas secundárias do concelho reforçando a importância da leitura na abertura de portas para outros mundos.

O objetivo deste festival literário é o de divulgar a literatura e conforme refere a organização, na voz do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão: “É com naturalidade que surge o projeto de um Festival Literário na nossa cidade, com um forte enfoque na relação com os jovens e com as escolas, um sinal claro da nossa aposta nas novas gerações”.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta