Festival Literário da Madeira de 2013 decorre em Abril e conta com a presença de Naomi Wolf

festival_madeiraO Festival Literário da Madeira (FLM), que vai decorrer no Funchal entre 1 e 7 de abril, tem como objectivo este ano ser um “Manifesto à Arte”, inspirando em palavras como Revolução, Ruptura e Renovação e destaca entre as presenças desta 3ª edição a autora, jornalista e escritora norte-americana Naomi Wolf.

O seu livro de 1991, O Mito da Beleza, foi um bestseller internacional que desafiou a indústria da cosmética e a existência de padrões irrealistas de beleza. O The New York Times considerou-o um dos livros mais importantes do século XX. Em 2012 Naomi Wolf regressou ao mercado editorial português, sob a chancela da Nova Delphi, com O Fim da América – carta de aviso a um jovem patriota, uma espécie de diatribe contra um país que perdeu o rasto dos seus Fundadores. O último livro de Naomi Wolf, é de 2012 Vagina – a Cultural History, e como sempre causou polémica.

A programação diversificada é um dos objectivos concretizados pelos organizadores do festival, e inclui conversas, conferências, três noites de espectáculos, manifestações artísticas e visitas a escolas.

Nesta edição a aposta no público infantil foi um pouco mais longe, além do Festival nas Escolas e da Conferência na Universidade da Madeira, é lançado o FLI – Festivalinho Literário Infantil que pretende iniciar os mais pequeninos no FLM, proporcionando um maior contacto com os livros, autores, escritores e ilustradores.

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta