Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica dão música a Sernancelhe

Nos dias 10 e 11 de Setembro, Sernancelhe vai acolher, pelo 12º ano consecutivo, o Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica. A exemplo das edições anteriores, esta será mais uma maratona de música, com guitarristas todo o dia a tocarem.

Apresentando-se nas vertentes de competição, formação e fruição musical, o Festival leva a Sernancelhe jovens talentos, estudantes de guitarra, na procura de maior conhecimento, e músicos reconhecidos, com uma presença transversal a todo o evento, que tem entrada gratuita.

De acordo com a Câmara Municipal de Sernancelhe, responsável pela organização do evento, estão inscritos no concurso 26 artistas, oriundos da Rússia, Espanha, Japão, Polónia, Chile, França, Brasil e Portugal.

O programa do concurso integra, também, “masterclasses”, destinadas a guitarristas de nível médio ou superior, músicos profissionais e professores de guitarra que, desta forma, têm oportunidade de aprender com professores como Margarita Escarpa (Espanha), Elena Papandreau (Grécia) e Paulo Vaz de Carvalho (Portugal).

No Auditório de Sernancelhe, às 21h30, o programa inclui espectáculos de música interpretados por esses mesmos guitarristas e a Orquestra Filarmónica das Beiras, tendo como solistas Andrzej Heimowski (Pólonia) e Augusto Pacheco (Portugal).

No dia 11, às 16h30, é apresentada a final do Concurso, cabendo ao primeiro classificado um prémio monetário de 3.500 euros e a possibilidade de actuar num concerto, com orquestra, na edição do próximo ano do Festival.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.