Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica dão música a Sernancelhe

Nos dias 10 e 11 de Setembro, Sernancelhe vai acolher, pelo 12º ano consecutivo, o Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica. A exemplo das edições anteriores, esta será mais uma maratona de música, com guitarristas todo o dia a tocarem.

Apresentando-se nas vertentes de competição, formação e fruição musical, o Festival leva a Sernancelhe jovens talentos, estudantes de guitarra, na procura de maior conhecimento, e músicos reconhecidos, com uma presença transversal a todo o evento, que tem entrada gratuita.

De acordo com a Câmara Municipal de Sernancelhe, responsável pela organização do evento, estão inscritos no concurso 26 artistas, oriundos da Rússia, Espanha, Japão, Polónia, Chile, França, Brasil e Portugal.

O programa do concurso integra, também, “masterclasses”, destinadas a guitarristas de nível médio ou superior, músicos profissionais e professores de guitarra que, desta forma, têm oportunidade de aprender com professores como Margarita Escarpa (Espanha), Elena Papandreau (Grécia) e Paulo Vaz de Carvalho (Portugal).

No Auditório de Sernancelhe, às 21h30, o programa inclui espectáculos de música interpretados por esses mesmos guitarristas e a Orquestra Filarmónica das Beiras, tendo como solistas Andrzej Heimowski (Pólonia) e Augusto Pacheco (Portugal).

No dia 11, às 16h30, é apresentada a final do Concurso, cabendo ao primeiro classificado um prémio monetário de 3.500 euros e a possibilidade de actuar num concerto, com orquestra, na edição do próximo ano do Festival.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta