Festival Internacional de Marionetas arranca dia 12 de novembro em Viana do Castelo

O V Festafife – Festival Internacional de Marionetas e Cinema de Animação arranca dia 12 de novembro, em Viana do Castelo e decorre até dia 19.

Um dos destaques desta edição é o Teatro Serguei Obraztsov de Moscovo, uma das mais importante escola de marionetas do mundo. A sua presença é tripla, com um seminário, uma masterclass e um espectáculo resultante desta. Em apresentação vai estar também o espetáculo Tango, é parte do espetáculo de marionetas An Unusual Performance, que tem apresentação no dia 13, no Teatro Sá de Miranda.
O festival vai contar com a participação dos formadores russos, dos participantes na masterclass sobre “Movimento Cénico e Dança no Teatro de Marionetas” e com música ao vivo do quinteto de cordas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, em torno de Astor Piazolla.
O seminário “Estética no Teatro de Marionetas Russo Contemporâneo e o seu significado na gestão de um teatro estatal de marionetas” será proferido pela encenadora Ekaterina Obraztsova, directora artística e neta do fundador do teatro, no anfiteatro da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, dia 13, pelas 18h30.
Este certame recebe oito espetáculos provenientes da Índia, Rússia, Espanha, Brasil e Portugal, e conta ainda com a projeção de três ciclos de cinema, o Cartoon d’Or, o E-Magiciens e Panorama Infantil, representando 27 filmes, de 11 países.
As formas contemporâneas no teatro de marionetas em Portugal vão ser discutidas e vão ser apresentas propostas do Teatro de Marionetas do Porto, Circolando e MAO.
Está também patente a exposição de fotografia A Ilha, de Jerónimo Lomba, elaborada com base no espectáculo As Ilhas à Beira do Abismo, realizado no Festafife do ano passado, em parceria com o Festival Escrita na Paisagem.
A organização do festival está a cargo da MAO.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta