Festival gastronómico Francesinha na Baixa anima a Praça D. João I no Porto

A francesinha, conhecida sanduíche do Porto e recentemente eleita como uma das dez melhores do mundo pelo site de viagens AOL Travel, celebra sessenta anos com grande sucesso! O festival gastronómico Francesinha na Baixa vai festejá-la na Praça D. João I de 9 a 18 de novembro, podendo os seus fãs participar em várias iniciativas.

Os visitantes poderão desfrutar da francesinha, confecionada pelos chefs de vários restaurantes conceituados da cidade do Porto; são eles Alicantina, BB Gourmet, Capa Negra, Cufra e Porto Beer, que estarão em funcionamento permanente.

Nos fins-de-semana haverá também lugar para a francesinha de autor; vários chefs irão cozinhar a “sua francesinha” num show cooking: Vítor Sobral, dos restaurantes Tasca e Cervejaria da Esquina, em Lisboa, Nuno Diniz, chefe de cozinha da York House, também em Lisboa, e chefe conselheiro do programa televisivo “Top Chef”, Rui Martins, chefe Quinta del Rey, em Vizela, e concorrente do programa “Top Chef”, Luís Américo, dos restaurantes Mesa, Forneria São Pedro e Mercado, no Porto, Dalila e Renato Cunha do restaurante Ferrugem, em Famalicão. No dia 18 de novembro, último dia do festival, as crianças vão poder participar numa iniciativa desenhada só para elas e desenvolvida pela Nutrir.

O evento é organizado pela empresa EV – Essência do Vinho, inserido no projeto 1.ª Avenida – Dinamização Económica e Social da Baixa do Porto e promovido pela Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana, pela Porto Lazer e  também pela Câmara Municipal do Porto.

Nuno Botelho, diretor da EV, explica que: “Um evento de cariz popular pode e deve ter muita qualidade. Só assim conseguirá atrair diferentes tipos de públicos. Esse é o desafio que nos propomos alcançar. E a cidade do Porto merece que os seus emblemas, como é o caso da francesinha, sejam promovidos com dignidade e sofisticação, pois só dessa forma poderão tornar-se ainda mais apelativos”.

O festival funcionará no seguinte horário: no dia 9 de novembro, das 19h00 às 00h00; de 10 a 17 de novembro, das 12h00 às 00h00 e no dia 19 de novembro, das 12h00 às 16h00. A entrada tem o preço de 2 euros por pessoa, com consumo obrigatório, o qual pode ser trocado por uma cerveja. As degustações nos restaurantes variam entre os 2 e os 12 euros; quanto à participação nos show cooking, é gratuita desde que com inscrição prévia no local.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta