Festival Gastronómico do Atum quer dar a conhecer especialidades de Vila Real Sto. António

Vila Real de Santo António é a ‘capital’ da muxama, do bife de cebolada e da estupeta, entre outras iguarias, até domingo, dia 9 de Maio, no I Festival Gastronómico do Atum.

Organizado pela Confraria do Atum, em colaboração com a Associação de Desenvolvimento da Baixa de VRSA e a Junta de Freguesia de VRSA e contando com o apoio da autarquia local, esta primeira edição do Festival pretende “dar a conhecer as especialidades gastronómicas do atum, nas quais Vila Real de Santo António é ‘master’”, refere um comunicado da organização.

O ponto alto do evento será  a confeção de uma estupeta gigante, no dia 8 de Maio, altura em que a organização irá tentar superar a marca do ano passado, quando, em plena Praça Marquês de Pombal, foi preparada mais de meia tonelada do pitéu onde o tomate, o atum, a cebola e pimento são reis.

Apesar de a proeza ter dimensões nunca antes atingidas, ainda não será desta que o feito vai para o livro dos recordes mundiais, já que a comissão do Guinness apenas reconhece a tipologia de ‘salada gigante’, o que não é o caso da estupeta.

Quem der um ‘salto’ até este festival, que acontece no Centro Cultural António Aleixo, irá passar por uma prova de vinhos, animação musical e uma noite de fados. Os visitantes terão ainda a possibilidade de assistir ao ronqueio do atum, que consiste na arte de cortar o atum, separando as diversas partes. Tudo isto por apenas um euro.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta