Festival Gastronómico do Atum quer dar a conhecer especialidades de Vila Real Sto. António

Vila Real de Santo António é a ‘capital’ da muxama, do bife de cebolada e da estupeta, entre outras iguarias, até domingo, dia 9 de Maio, no I Festival Gastronómico do Atum.

Organizado pela Confraria do Atum, em colaboração com a Associação de Desenvolvimento da Baixa de VRSA e a Junta de Freguesia de VRSA e contando com o apoio da autarquia local, esta primeira edição do Festival pretende “dar a conhecer as especialidades gastronómicas do atum, nas quais Vila Real de Santo António é ‘master’”, refere um comunicado da organização.

O ponto alto do evento será  a confeção de uma estupeta gigante, no dia 8 de Maio, altura em que a organização irá tentar superar a marca do ano passado, quando, em plena Praça Marquês de Pombal, foi preparada mais de meia tonelada do pitéu onde o tomate, o atum, a cebola e pimento são reis.

Apesar de a proeza ter dimensões nunca antes atingidas, ainda não será desta que o feito vai para o livro dos recordes mundiais, já que a comissão do Guinness apenas reconhece a tipologia de ‘salada gigante’, o que não é o caso da estupeta.

Quem der um ‘salto’ até este festival, que acontece no Centro Cultural António Aleixo, irá passar por uma prova de vinhos, animação musical e uma noite de fados. Os visitantes terão ainda a possibilidade de assistir ao ronqueio do atum, que consiste na arte de cortar o atum, separando as diversas partes. Tudo isto por apenas um euro.

Por Cristina Alves
Artigo anteriorNazaré promove 13º Festival de Jazz em Maio
Próximo artigoCeltic Legends ao vivo no Auditório dos Oceanos em Lisboa

Leave a Reply