Festival FUSO 2012 estreia-se com exposição no BES Arte & Finança

A primeira iniciativa do festival FUSO 2012, festival de vídeo arte internacional de Lisboa, ocorre no próximo dia 21 de agosto, com uma exposição de Gordon Matta Clark, Pedro Costa e Vasco Araújo a estrear no BES Arte & Finança. Festival FUSO

O ponto em comum do festival é o social e a vida em sociedade e por isso o curador Nuno Crespo optou por três artistas com diferentes culturas e práticas: Gordon Matta-Clark é um artista norte americano conhecido pelos seus trabalhos em edifícios abandonados na década de 1970. Utilizando a técnica building cuts, remove partes do piso, teto e paredes dos edifícios. Já Pedro Costa é um dos grandes realizadores portugueses e terá em exibição o vídeo Minino macho, Minino fémea de 2005, em dupla projecção, DVCam, cor, 4:3, 4’36’. Quanto a Vasco Araújo, estará representado com o vídeo About Being Different de 2007 que é o resultado de dois meses de residência no BALTIC Contemporary Art Center, sendo uma colaboração com vigários locais da comunidade NewcastleGateshead.

O BES Arte & Finança promove habitualmente outros eventos culturais como mostras temáticas, residências artísticas, concertos e espetáculos, todos de entrada gratuita.

A exposição  vai estar patente ao público até dia 7 de setembro, e tem entrada livre.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta