Festival Entre Margens já mexe no Douro

As primeiras exposições do Entre Margens 2012 já arrancaram em Vila Nova de Gaia e Amarante. Até outubro, mais seis cidades durienses irão servir de palco a este circuito de fotografia: Santa Marta de Penaguião, Porto, Vila Real, Mirandela, Peso da Régua e Lamego. Todas as exposições estarão patentes durante um mês e terão direito a um espectáculo de abertura.

Em Gaia está em cartaz até 5 de agosto, no Largo Aljubarrota, o trabalho “Ferreirinha”, da fotógrafa convidada Pauliana Valente Pimentel. Entre os autores emergentes, seleccionados através de uma ‘masterclass’ do colectivo Kameraphoto, estão expostos trabalhos de José Ferreira, Marcos Oliveira e Miguel Vasconcelos, todos fotógrafos ligados à Região do Douro. O terceiro eixo desta mostra do Entre Margens em Gaia assenta nas imagens de arquivo do Douro exibidas pelo Fundo de Colecção Domingos Alvão.

Na cidade de Amarante, quem passar pelo Largo Conselheiro António Cândido até 6 de agosto poderá ver a exposição “Douro Industrial”, que tem como fotógrafa convidada Inês D’Orey. No que toca às imagens de arquivo, e à semelhança da exposição de Vila Nova de Gaia, foram cedidas pelo Fundo de Colecção Domingos Alvão.

Ainda este mês vai estrear a exposição de Santa Marta de Penaguião, que estará patente ao público até 19 de agosto no Largo da Câmara Municipal. Divida em duas mostras “Territórios do Prazer” e “Pedras”, a exposição vai ter como fotógrafos convidados Luísa Ferreira e Nelson d’Aires, respectivamente, enquanto Eduardo Santos e Hugo Maia serão os fotógrafos emergentes. O espectáculo de abertura terá lugar a 20 de Julho.

Já em agosto e setembro, mais duas cidades vão ter a oportunidade de também conhecer a exposição “Pedras”: Vila Real (de 18 de agosto a 16 de setembro) e Peso da Régua (21 setembro a 21 outubro). Enquanto a primeira mostra irá acontecer no Teatro Municipal de Vila Real, a segunda acontece na Ponte Pedonal da cidade.

Ainda em Agosto abre também a exposição “Vistas do Alto Douro & o Guia de Portugal 2012”, que vai estar patente de 17 de agosto a 23 de setembro na cidade do Porto, no Largo D. João I. Paulo Catrica é o fotógrafo convidado e vai expôr ao lado dos colegas de profissão Alexandre Sampaio e Joana Castelo. A exposição segue depois para a cidade de Lamego, onde irá estar patente, durante um mês, a partir de 28 de setembro.

Mirandela é outro dos pontos de passagem deste ciclo de exposições, que chegam à cidade a 31 de agosto, pela mão do fotógrafo João Pedro Marnoto. Na mostra intitulada “Nove Meses de Inverno e Três de Inferno” irão também expôr Luis Filipe Santiago e João Lopes Cardoso. A exposição estará patente ao público no Parque do Império até 30 de setembro.

Na primeira edição do Entre Margens, em 2011, estiveram representadaos seis municípios da Região, sendo que este ano há mais duas cidades a receber exposições. Acrescente-se que há mais municípios interessados em participar na edição de 2013, confirmando o crescimento que pauta este evento.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta