Festival do Crato regressa no fim de agosto com um cartaz de luxo de bandas nacionais

O Festival do Crato, que coincide com a 28.ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia daquele Concelho alentejano, está de regresso de 29 de agosto a 1 de setembro e a menos de dois meses do seu arranque já é conhecido o cartaz da edição de 2012. Buraka Som Sistema, Pedro Abrunhosa, Sétima Legião, Boss AC, Amor Electro, Dead Combo, A Naifa, Mafalda Arnauth e o projecto Cais Sodré Funk Connection compõem a programação inteiramente nacional do festival da localidade alentejana. A estes nomes juntam-se ainda os DJs Zé Pedro e Tiago Santos.

O certame oferece este ano “a mais internacional selecção nacional possível que poderia ser apresentada no palco de um festival”, afirmou Luís Pargana, do município do Crato – que promove o evento –, aquando da apresentação do cartaz. O festival vai abrir com as actuações da Filarmónica do Crato, seguindo-se a fadista Mafalda Arnauth e os Amor Electro. A primeira noite termina com a música de Ricardo Lino Project.

Na segunda noite do festival celebra-se o ritmo e as batidas do hip-hop e do funk. A abrir os espectáculos desta noite estará uma banda da região de Portalegre, ‘Projecto PESSOAS’, seguindo-se o concerto dos Cais Sodré Funk Connection e, a fechar, Boss AC. Após os concertos, a animação musical será assegurada pelo DJ Tiago Santos, da Rádio Oxigénio.

O terceiro dia do festival vai ficar marcado pela passagem em palco dos Grupetto, A Naifa, Sétima Legião e a fechar a noite o projecto de DJ de Zé Pedro dos Xutos & Pontapés.

O último dia do Festival do Crato está reservado para as actuações dos portugueses Dead Combo & Royal Orquestra das Caveiras, Pedro Abrunhosa & Comité Caviar e ainda com o concerto dos Buraka Som Sistema. Pela noite dentro, a animação musical vai estar a cargo do projecto NO DJ’s ANTENA 3.

O Festival do Crato inclui ainda, diariamente, momentos de animação de rua, com destaque para a participação dos Bombos de Nisa.

Durante o certame, os visitantes podem ainda saborear vários petiscos nos restaurantes e tasquinhas espalhados pela feira e apreciar/adquirir peças de artesanato da região.

 

Há 28 anos a animar o Alentejo

Nascido em 1984 com o intuito de promover os valores culturais e tradições da região, ganhou notoriedade como Feira de Artesanato e Gastronomia e cedo conquistou um lugar de destaque no panorama das grandes iniciativas regionais.

Em 2010, assumiu-se deliberadamente como Festival do Crato. Este ano, mantém a sua atractividade, que nos últimos anos tem vindo a chamar cada vez mais gente ao Crato, tornando-o num elemento de promoção e de desenvolvimento cultural, económico e social do concelho e da região.

Gotan Project, UB40, Nouvelle Vague, James e Vaya con Dios são alguns dos nomes que passaram pelo Crato nos últimos anos.

Com o cartaz desta edição já divulgado, resta agora saber o preço dos bilhetes.

 

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta