Festival Do Clube De Criativos Arranca Quarta Feira

Arranca já na próxima quarta feira, dia 17, e prolonga-se até dia 21 de maio, no antigo Convento da Trindade em Lisboa, aquele que é considerado o festival mais criativo do nosso país – o Festival do CCP já na sua XIX edição.

O evento, que integra a V Semana Criativa de Lisboa, tem como tema “E depois do Algoritmo?”.

O programa inclui várias exposições, performances, workshops, conferências, master classes e muitos desafios à comunidade criativa, grande parte delas de entrada livre, mas mediante inscrição prévia.

Na curadoria das Artes, Marcos Dias apresenta a exposição Algo Rítmico com as participações de Anselmo Canha e Luciano Barbosa; Joaquim Albergaria; Marco Dias e José Sousa; José Mendes; Renato Filipe Cardoso; Nuno Leal; Vasco Barbosa e Bitocas Fernandes.

A Ilustração ficou a cargo de  Jorge Silva, que apresenta pelo quinto ano consecutivo a Ilustra33 – a maior mostra portuguesa de ilustração com 33 ilustradores convidados; e ainda a mostra Publicidade Ilustrada, onde apresenta uma viagem por cerca de 200 de anúncios do século XX, compondo um retrato cultural, socioeconómico e estético da sociedade portuguesa.

Nas Tecnologias, com curadoria de João Fernandes, destaque para a presença de Emanuele Coccia, um dos mais importantes filósofos da atualidade, que lança em exclusivo o livro Carta de um Filósofo a um Jovem Publicitário, editado em português e em inglês.

A Fotografia tem curadoria de Pedro Ferreira, e apresenta exposições do fotógrafo Sal Nunkachov – série Red&Blue; e uma exposição Face to Face de Orlando Gonçalves e João Unzer, numa reunião de fotografias tiradas no Metro de Lisboa e no Metro de Nova Iorque.

José Pedro Sousa, na curadoria de Filme, apresenta Filme Contra Filme; e nas Letras, Ricardo Henriques desafia: “E se dissermos não ao computador? E se um grupo de criativos e criadores criasse uma série de peças de comunicação da velha escola para recuperar a ‘informatável’ natureza da criação? E se essas peças tivessem menos html e mais pincel? Menos inteligência artificial e mais instinto?”. Respondem Ricardo Gaspar; André Pereira e Ruben Rodrigues; Susana Carvalhinhos; André Beato e Pedro Campiche; Tiago Albuquerque; Ana Simões e Ana Magalhães e Ricardo Passaporte, na exposição Clientes que gostaram deste produto também gostaram de….

Destaque ainda no dia 18 para o desafio “Agora ou Nunca”, com criativos ao vivo em palco.

No sábado, dia 20, tem lugar a cerimónia de Entrega dos Prémios do Festival, nas instalações da ETIC (Espaço Atmosferas), que terá Rui Unas como apresentador e direito a after-party na discoteca Europa, com curadoria da produtora Story we Produce.

Deixar uma resposta