Festival de teatro de Oeiras regressa com entreMITOS

O MITO – Mostra Internacional de Teatro de Oeiras (Portugal) está de volta com o entreMITOS 2010, uma plataforma criativa de intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil, que vai apresentar de 3 a 11 de Setembro, na Fundição de Oeiras, sete espectáculos em estreia absoluta.

O entreMITOS inclui espectáculos, conversas, bolsas de criação artística, estágios sociais e workshops, assentes no conceito de aproximação das culturas luso-brasileira. Tendo por objectivo celebrar o teatro e a língua portuguesa, esta edição do entreMITOS convida alguns nomes sonantes do teatro brasileiro que, em conjunto com artistas portugueses, vão poder apresentar e até criar em conjunto, alguns dos espectáculos em estreia.

Do Rio de Janeiro, chegam Guti Fraga com o grupo “Nós do Morro” (do Morro do Vidigal), que vai estrear em Portugal, o espectáculo Pequenos Burgueses.

O director Ivan Sugahara estreia Terra do Nunca e através da Bolsa Artística surge Tudo que Existe entre Nós, um espectáculo que nasceu do convite para criar uma peça em 40 dias, com actores portugueses.

O mesmo convite foi aceite por Simone Bencke, que estreia no entreMITOS, Olhos nos Olhos, trabalho que desenvolve com a actriz portuguesa, Lourdes Norberto, que conta com 70 anos de carreira.

No entreMITOS é lançado este ano, o Mito Social que engloba espectáculos de reflexão social e cultural, resultado do projecto português “Ampliarte – cultura e intervenção social” da Companhia de Actores, um trabalho educativo que transcende a ocupação de tempos livres nos bairros carenciados do Concelho de Oeiras e ao qual se pode tecer um paralelismo com o trabalho desenvolvido no projecto brasileiro “Nós do Morro”.

Nove dias de Mostra, sete estreias absolutas, 20 apresentações, entradas gratuitas em todos os espectáculos é a proposta para a edição do entreMITOS 2010 que surge na sequência do sucesso da primeira edição do MITO, realizada o ano passado também no concelho de Oeiras.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta