Festival de Música Clássica Brasileira percorre várias cidades do país

Quinteto Villa-LobosNo âmbito do Ano do Brasil em Portugal, chega ao país a música clássica através do Festival de Música Brasileira que irá percorrer várias cidades entre os dias 28 de abril e 30 de maio.

Assim, as cidades de Coimbra, Évora, Mafra, Porto e Lisboa vão receber um total de 26 espetáculos entre os quais se destacam obras de compositores brasileiros emblemáticos como por exemplo Villa-Lobos com o seu Quinteto que irá atuar no Porto, na Biblioteca Pública Municipal do Porto (a S. Lázaro) no dia 3 de maio, no Palácio Nacional de Mafra no dia 5 de maio, na Biblioteca Joanina em Coimbra no dia 7 de maio, no Museu Nacional do Azulejo em Lisboa no dia 8 de maio, havendo ainda uma masterclass na Fundação Eugénio de Almeida em Évora no dia 4 de maio. O repertório da primeira pianista de choro, Chiquinha Gonzaga assim como de Ernesto Nazareth, o Rei do Tango Brasileiro, e de Marcello Tupynambá, um dos pais da canção brasileira e autor do Hino Constitucionalista de 1932, também irão estar presentes nesta mostra através da atuação do pianista Alexandre Dias.

De destacar mais duas masterclass a acontecer no Conservatório de Música de Coimbra no dia 14 de maio, e em Lisboa no Auditório Vianna da Motta, no dia 18 de maio, com o Quarteto Radamés Gnattali, que irá estar também presente em Évora para uma atuação no dia 16 de maio.

A maior parte dos concertos são de acesso gratuito e a programação poderá ser consultada online.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta