Festival de cinema ART&TUR decorre em Setembro em Barcelos

Depois de duas edições do Festival Internacional de Filmes de Turismo, a Câmara Municipal de Barcelos e a APTUR (Associação Portuguesa de Turismologia), promotores do evento, assinaram um acordo para que o Festival ART&TUR permaneça em Barcelos por mais uma década.

A consolidação do Festival ART&TUR, cuja 3ª edição decorrerá de 23 a 26 de Setembro, é também confirmada a nível internacional, uma vez que obteve do CIFFT-Comité International dos Festivais de Filmes de Turismo o exclusivo para a Península Ibérica.

Desta forma, na última semana de Setembro, durante a qual se assinala o Dia Mundial do Turismo, os melhores documentários de turismo e os melhores spots publicitários e filmes promocionais de turismo a nível mundial são exibidos e premiados em Barcelos.

O prazo para a inscrição de documentários, spots publicitários ou filmes promocionais de turismo termina a 30 de Junho e a inscrição é gratuita.

Entre as novidades desta 3ª  edição merece também destaque a renovada composição do júri, o qual inclui 11 personalidades de seis países, sendo presidido por Maria João Nunes, da Porto Film Comission: o consultor sueco Jack Soifer, que será também o porta-voz do festival; o arquitecto e antropólogo (italo-brasileiro) Valter Cardim, docente da IADE-Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing de Lisboa; o realizador francês George Pessis; a jornalista polaca Ewa Kotus, directora do Festival de Filmes de Turismo da Polónia; Francisco Rivero, presidente da  Associação de Jornalistas e Escritores de Turismo da Extremadura; e Concha Pelayo, membro da Federação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Turismo.

Em representação de Portugal, do júri fazem ainda parte o biólogo conservacionista Nuno Oliveira, da AmBioDiv; Paulo Cravo Lourenço,, coordenador do curso de Marketing Turístico na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria; o antropólogo Fernando Paulino, docente do ISMAI e da Universidade Aberta; e a investigadora de História de Arte Paula Cardona, da Universidade do Porto.

A 30 de Junho termina o prazo para os autores de documentários, spots publicitários ou filmes promocionais de turismo inscreverem os seus trabalhos. A inscrição de filmes é gratuita.

Francisco Dias, presidente da Direcção da APTUR, é o director-geral do festival, enquanto Jaime Neves (da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto) é responsável pela Direcção Artística. A Direcção Executiva fica a cargo de  Isabel Marques e Susana Ribeiro (docentes na Lusófona do Porto).

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta